quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Frevo invade as aulas da Academia da Cidade

O frevo, ritmo mais representativo da cultura pernambucana, é destaque da Academia da Cidade. O estilo está em evidência durante todo o mês de fevereiro como elemento das atividades promovidas nos 20 pólos do programa. Nesse período, uma parte das aulas cotidianas tem sido dedicada à execução dos passos e noções da história do gênero centenário. A proposta da Prefeitura do Recife é aliar a promoção à saúde com um diferencial nas abordagens aos usuários e, ainda por cima, valorizando tradições locais.

“A iniciativa possibilita uma diversificação na rotina das pessoas que freqüentam os pólos, além de valorizar um gênero genuinamente pernambucano. Como não ocorrem tantas chuvas nessa época, o pessoal fica mais disposto, aproveita melhor nosso trabalho e ainda cai no passo com animação renovada”, comentou o coordenador do programa, Wilson Damascena. “Durante as aulas, também falamos sobre os homenageados do Carnaval Multicultural do Recife 2009: Enéas Freire, criador do Galo da Madrugada, o artista plástico Cícero Dias e o compositor caruarense Carlos Fernando”, acrescentou.

Antes de ensinar o ritmo, os professores abordam os diferentes tipos do ritmo: o frevo de-rua (sem letra e mais acelerado), o frevo-de-bloco (tocado por orquestras de pau-e-corda) e o frevo-canção (semelhante às marchinhas cariocas, com introdução e parte cantada). Em seguida, algumas coreografias são ensinadas aos participantes. “Devido à heterogeneidade dos usuários que freqüentam o programa, os profissionais de educação física repassam passos fáceis e difíceis, a fim de todos terem condições de dançar”, destacou Damascena.

Entre os passos mais fáceis, estão o bêbado (oscilação do corpo para frente e para trás), o banho de mar (tronco inclinado para frente e braços fazendo uma espécie de nado crawl) e a célebre tesoura (passo cruzado com pequenos deslocamentos à direita e à esquerda). Já o abre-alas (projeção do corpo para frente, abrindo caminho com os braços e rotação lateral do tronco) é um exemplo de passo difícil. “Para completar o ciclo carnavalesco, ainda apresentamos passos de outros ritmos que fazem a folia na capital, como maracatu, ciranda e caboclinho”, completou o gestor.

As aulas da Academia da Cidade são oferecidas de segunda a sexta, entre 5h30 e 8h30 e das 17h às 20h. A participação é gratuita, com adesão espontânea. Para saber a localização de algum dos 20 pólos implantados na capital, basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.