sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Raízes no Carnaval celebra os 40 anos de Sávio Araújo nas Artes plásticas

"Tudo que fiz e o que faço tem como bússula o coração, desde a escolha precoce de minha profissão, até apoio e a influência dos clãs Oliveira (portugueses) e Araújo (funiôs e negros)" é assim que sintetiza a exposição "Raízes no Carnaval: referências de Sávio Araújo", que o artista plástico (de 53 anos) leva ao Plaza Shopping, em Casa Forte, a partir deste domingo (dia 08), que reúne trabalhos desenvolvidos ao longo de 40 anos de carreira.

São peças que trafegam por diversas expressões artísticas deste artista e jornalista ilustrador, que iniciou sua trajetória profissional nas festas de momo e acabou ainda atuando no departamento de jornalismo da TV Globo, por 10 anos, trabalhando ao lado, inclusive, de nomes como Armando Nogueira e Alice Maria, cobrindo a Copa do Rio em 78. "A idéia é mostrar essas Referências, desde os primeiros trabalhos, até a montagem da decoração para o Carnaval do Plaza Shopping 2009", declara Araújo.

Filho de pai pintor e mãe escritora e assistente social, Sávio apresenta nesta mostra algumas charges, ilustrações e telas em sua maioria na técnica acrílica e, algumas, em tinta óleo que, posteriormente, percorrerão várias cidades onde vem desenvolvendo seu trabalho (como Fortaleza, Natal e Belém), focado, em muitos casos, em ambientação para shoppings. "Apesar de enveredar por vários segmentos, foi inevitável não entrar nas artes plásticas em virtude do seu poder na minha família, que inclui ainda meu avô e tio que eram marceneiros, outro que é engenheiro mecânico prático e uma tia que adorava inventar coisas", comenta.

Isso tudo será abordado de alguma forma na exposição que vai explorar a questão influências, na vida e formação da pessoa, do profissional e do artista, através de algumas das peças mais representativas. Entre estas, estão as ilustrações e telas Caboclinha e o Caboclo, a Escola de Samba do Municipal e Mateus e Catirina, desenvolvidas para o Municipal, além do símbolo do Parceria e o Rei e a Rainha do Maracatu. "Essas são apenas algumas das histórias que vou contar sobre minhas referências. Cada uma delas acompanha uma história que merece uma Celebração (um dos quadros da exposição)", resslata.

O artista - Valter Sávio de Oliveira Araújo é pernambucano, nascido em Garanhuns em 1956. Filho do artista plástico Valter Vieira de Araújo, realizou sua primeira decoração aos 13 anos de idade para o carnaval do Clube Sete de Setembro, tendo como motivo o maracatu. Estudou na Escola de Artes Visuais Parque Lage e fez cursos de Pintura com Vilma Gomez e Marcos Vasconcelos.

Pintor, caricaturista, ilustrador e escultor, tem trabalhos publicados em diversas mídias. Ilustrou a capa das revistas VEJA, MAD e Continente. Desenhou para Ele & Ela, Status, Diário de Pernambuco, entre outros. Trabalhou na TVE do Rio de Janeiro, onde participou de cursos com Fernando Pamplona (tutor de Joãozinho Trinta), Rui de Oliveira (Sítio do Pica-Pau Amarelo) e Geraldo Cazé. Na TV Globo do Rio de Janeiro criou cenários e ilustrações para os programas Fantástico, Viva o Gordo, Jornal da Globo, Globo Esportes, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Em 1990 montou o Atelier Yakira em Nova Cruz, PE, onde produz pinturas, esculturas, painéis e projetos sazonais para Shoppings Centers.

Entre as varias Mostras de que participou, destacam-se: Galeria Delfim - Rio de Janeiro, RJ, 1978/ 79; Museu Regional de Feira de Santana, BA, 1988; Salão de Arte Contemporânea de PE, 1988. Vencedor do prêmio do Festival Internacional de Quadrinhos e Humor de Pernambuco por seu trabalho de caricatura do ex-Senador Jader Barbalho.

Foi carnavalesco do bloco Parceria (Recife), patrocinado pelo grupo JCPM – Bompreço (João Carlos Paes Mendonça) entre 1994 e 2001. Decorou o carnaval de rua do Recife e Olinda. É o autor do painel "Passistas do Terceiro Milênio", que decora a rotunda central do Shopping Center Recife, em homenagem ao compositor Capiba.

Desde 1982 cria decorações sazonais para Shopping Centers. Entre os Shoppings que já foram decorados por Sávio Araújo estão os Shoppings Iguatemi e Piedade de Salvador; o Shopping Center Recife, o Shopping Guararapes, o Shopping Paço Alfândega e o Shopping Boa Vista em Pernambuco; em Fortaleza, os Shoppings Iguatemi e Center UM; o Shopping Center Natal, o Shopping Castanheira de Belém e o Rio Mar de Aracajú. Decorou as fachadas dos 13 Hiper-Bompreços do Nordeste do grupo JCPM em 1999 e 2000.

Serviço
Raízes do Carnaval: Referências de Sávio Araújo
Seg a Sáb, das 10h às 22h. Dom das 12h às 20h 
Informações: (81) 3265.8100