sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Roberto Lima Netto lança “Os Segredos da Bíblia”

Capa do livro

A obra é uma análise dos ensinamentos bíblicos a partir dos mitos sob a ótica do psiquiatra Carl Jung

As imagens mitológicas da Bíblia simbolizam poderes espirituais que os homens carregam dentro da psique, mesmo aqueles que se dizem ateus. Os mitos não se referem a fatos, mas jogam sua luz para além dos fatos.

Com base nestas idéias, o executivo Roberto Lima Netto escreveu o livro “Os segredos da Bíblia”, uma visão dos ensinamentos bíblicos sob a ótica psicanalista de Carl Jung. A obra será lançada na quinta-feira, 19, a partir das 19h, no Espaço Cultural Terraço Leitura.

Como toda grande obra, a Bíblia pode ser analisada de diferentes perspectivas. Roberto apresenta o livro sagrado do ponto de vista simbólico e procura evitar a visão corrente baseada no falso e no verdadeiro. “A Bíblia é entendida sem o critério de verdade final e literal, como é vista pelas religiões institucionalizadas, mas de forma mitológica e simbólica”, explica o autor.

O instrumento para a aproximação desses símbolos é a psicologia analítica de Carl Jung. Segundo Roberto, há diversas vantagens na abordagem simbólica. “Em primeiro lugar, evita-se a aproximação dessas grandes verdades de uma forma puramente literal como fazem as religiões institucionalizadas”, afirma.

“Os segredos da Bíblia” explica que os mitos bíblicos dão aos povos uma sensação de pertencer a um cosmo ordenado. Procuram oferecer uma explicação que conforta e situa o homem perante os grandes problemas do sentido da vida e do universo. “Também os mitos bíblicos dizem respeito aos problemas cotidianos da vida, os relacionamentos entre irmãos, pais e filhos e, acima de tudo, à suprema lei, a relação com o Senhor Deus, uma ética transcendente que deve regular todas as ações dos homens. As histórias míticas que envolvem todos esses personagens servem como um modelo para as ações dos homens” esclarece Roberto.

A leitura que o autor propõe evita qualquer forma de fundamentalismo religioso. “Pelo fundamentalismo, o crente apega-se à letra do livro sagrado, seja ele a Bíblia, o Alcorão ou qualquer outro. O fundamentalista torna-se possuidor de uma verdade absoluta, e todos os demais, para ele, estão mergulhados em escuridão, pois nada sabem. O debate e o diálogo criativo ficam evitados. A visão mitológica amplia, enriquece e traz nova percepção das coisas do cotidiano e do universo. É o que esse livro procura oferecer: uma nova dimensão psicológica e um enriquecimento simbólico para a personalidade”, destaca Roberto.

Sobre o autor - Roberto Lima Netto é doutor pela Universidade de Stanford em Economic Systems Planning e tem uma carreira empresarial de sucesso. Trabalhou no Banco Mundial, foi diretor do BNDES e, aos 31 anos, idealizou e foi o primeiro presidente do CEBRAE - que deu origem ao SEBRAE. Foi também responsável pelo ressurgimento da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, até então uma empresa com grandes problemas financeiros. Além do livro “Os segredos da Bíblia” escreveu, entre outros, “O Pequeno Príncipe para gente grande” e “Memórias, Sonhos e Reflexões”.

Serviço
Lançamento do “Os segredos da Bíblia” de Roberto Lima Netto
19 de fevereiro
Às 19h
Espaço Cultural Terraço Leitura 
Leitura Pátio  Megastore 
Av. do Contorno, 6061,  3º andar,  Savassi, Belo Horizonte – MG
Entrada Franca