quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Centro do Recife com novas opções de passeio

Pátio de São Pedro é sugestão para circulada cultural na capital pernambucana

O centro do Recife está com novas opções para o turista vivenciar a cidade com ainda mais informações históricas e culturais. Basta dar uma breve circulada para observar as mudanças. O Marco Zero ganhou uma nova placa, que conta a história da criação da Rosa dos Ventos no chão de uma das mais freqüentadas praças do antigo bairro do Recife. Perto dali, um museu conta a história do mestre do forró Luiz Gonzaga e em breve, o Parque de Esculturas de Francisco Brennand será revitalizado com a manutenção das obras e melhoria no acesso ao molhe dos arrecifes.

No Marco Zero, a obra de Cícero Dias, recebe uma placa descritiva para detalhar a inspiração que o artista teve ao criar a Rosa dos Ventos. Com um investimento de R$ 29 mil, a idéia é resgatar a história da última grande obra do artista, falecido em 2003. Construída com pedras de quartzo e granito colorido, a Rosa dos Ventos integra o projeto “Eu vi o Mundo...Ele começava no Recife”.

Em frente ao Marco Zero, as esculturas de Brennand ganharão nova vida a partir de uma restauração das obras do Parque de Esculturas e ainda da estrutura física onde estão abrigadas. Uma iluminação especial será instalada assim como haverá uma reforma no piso, no píer, no cais de embarque e desembarque e no acesso. Depois de sofrer um natural desgaste ocasionado pela ação do mar e do vento, as peças passam por uma revitalização com recuperação de suas matérias-primas. A previsão é que a obra termine em 120 dias com um orçamento de R$ 1,5 milhão, da Prefeitura da Cidade do Recife.

No Pátio de São Pedro, o visitante também ganha uma nova opção de passeio. Trata-se do Memorial Luiz Gonzaga que coloca à disposição do visitante um acervo de aproximadamente duas mil peças entre as quais fotos, discos, recortes de jornais.