terça-feira, 28 de outubro de 2008

Comissão de Turismo Rural da Faepe realiza Fórum para discutir ações do setor

O turismo rural tem preocupado autoridades que acreditam que deve ser este melhor explorado, diante das inúmeras potencialidades existentes e do grande nicho que representa na geração de negócios e empregos. E, seguindo essa trilha, no próximo dia 04 de novembro, no auditório da Faepe, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, reúne 23 representantes de equipamentos turísticos do interior que integram a recém criada Comissão de Turismo Rural da entidade, em um fórum, para aprofundar questões do segmento. Na pauta, serão discutidas ações para 2009, como o lançamento de um guia de turismo rural para Pernambuco com os principais apelos turísticos interioranos.

Outras propostas são a criação de um calendário de eventos das regiões e dos equipamentos de turismo rural; cadastrar as atrações rurais e turísticas, incluindo as potencialidades gastronômicas interioranas, criação de um projeto piloto para dar mais visibilidades a trilhas eqüestres e seus apelos como cachoeiras, açudes, rios, entre outros, tendo em vista também a preocupação como ecossistema e, ainda, a promoção de uma grande feira de turismo rural em um dos centros comerciais recifenses, onde o fluxo é grande , gerando interesse do urbano pelo rural. “Queremos dar mais visibilidade as potencialidades turísticas rurais existente nas cidades pólos e em outras que muito tem a oferecer, neste segmento”, explica o presidente da Faepe, Pio Guerra.

Segundo ele, a ação também tem como objetivo possibilitar que os turistas recebam melhor orientação, por exemplo, com o uso e aplicação de mapas específicos e placas com informação sobre trilhas, pontos turísticos, distância, duração, grau de dificuldades de acesso em cada região, entre outras. “Acreditamos que assim, daremos um grande passo em busca de uma melhor profissionalização do nosso turismo rural”, garante Pio Guerra que nesta investida tem caminhado junto com o Sebrae-PE.

A Comissão de Turismo Rural, criada pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, já conta com representações de 23 equipamentos do setor turístico rural e vêm se reunindo semanalmente para aprofundar questões ligadas a área. “Os encontros estão abertos a qualquer interessado. Queremos mais participações, inclusive de empresas, órgãos, entidades, entre outros que tenham algo a acrescentar e interesse pelo segmento. Novos parceiros e novas idéias serão bem-vindas“, lembra a empresária Luciana Petribú à frente da Comissão de Turismo Rural, juntamente com os empresários Ricardo Uchôa e Angelina Bandeira.
Serviço
Fórum de Turismo Rural
04 de novembro
Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco
Rua São Miguel, 1050, Afogados, Recife - PE
Informações: (81) 3312.8500