terça-feira, 28 de outubro de 2008

“A cultura vai ao shopping” será lançado no Dia Nacional do Livro

Se antes as pessoas se juntavam em praças e igrejas para se encontrar e socializar, hoje, também os shoppings têm cumprido este papel. A idéia é que, mais que um centro de compras, o Pátio Savassi seja um espaço exclusivo para que o cliente tenha novas experiências.

Com esse foco, o Projeto Estação Pátio Savassi foi criado numa parceria cultural entre o Shopping Pátio Savassi e a Estação do Saber, oferecendo palestras gratuitas aos sábados, sobre temas variados. Desde março de 2006, já foram oferecidas 110 palestras com enfoques filosóficos, psicanalíticos, literários, de moda, artísticos, cinematográficos, entre outros.

E para comemorar três anos de sucesso, as curadoras do projeto Estação Pátio Savassi, Maria Luiza Souza Leite Gaetani e Júlia Andrade Ramalho Pinto reuniram o conteúdo de algumas palestras e cursos da Estação do Saber e organizaram o livro “A cultura vai ao shopping”, que será lançado nesta quarta-feira, 29, no Dia Nacional do Livro. “Selecionar os textos para publicação não foi tarefa fácil, pois todos os temas tiveram um importante papel no esclarecimento e na formação de público. A coletânea foi baseada nas principais solicitações do público participante”, explica Julia Andrade Ramalho Pinto.

Para Rejane Pelluci, gerente de Marketing do Pátio Savassi, o livro consagra uma ação importante do shopping. “Acertamos ao investir em um projeto cultural que vem ao encontro do perfil de nosso público”, destaca. Os textos publicados na coletânea são assinados por renomados profissionais como a professora Carla Mendonça, que discute sobre a “Imagem de moda e luxo: algumas propostas de reflexão”. A filósofa Imaculada Kangussu fala sobre os laços entre amor e loucura, analisando a história de Louise Labé.
Já o psicanalista Geraldo Martins aborda a relação de Freud com a arte, a função do fazer artístico, e como foi sendo construída e reconstruída a relação da psicanálise com a literatura. O professor João Carlos Lino discute a liberdade em Hannah Arendt, mostrando como ela deve ser pensada a partir da política e não da livre vontade, relacionando esse conceito com pluralidade e não com massificação, com igualdade e não com uniformidade.

O filósofo Antônio Cota Marçal destaca que educar significa transformar a realidade e analisa a importância do educar como um processo de autonomia e interação entre as partes. Finalizando, Júlia Andrade Ramalho Pinto propõe que as organizações atuais reflitam sobre seu papel na sociedade para além do lucro, realizando ações de responsabilidade social que envolva a cultura com toda a complexidade com que ela se apresenta. Uma entrevista com o psicanalista Célio Garcia fecha o conteúdo. Na conversa ele aborda a psicanálise ontem e hoje, fazendo um resgate de parte da história da psicanálise e de seu ensino nas universidades de Belo Horizonte.

Serviço
Lançamento do livro “A cultural vai ao shopping”
29 de outubro
Às 19:30 hrs
Espaço Cultural Terraço Leitura
Leitura Pátio Megastore, Av. do Contorno, 6061, 3º andar, Savassi, Belo Horizonte - MG
Entrada Franca