sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Mostra traz ao Recife filmes que discutem os Direitos Humanos

A 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega ao Recife

Temas, valores e questionamentos que acendem a discussão sobre os Direitos Humanos. É esse o objetivo da 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que chega ao Recife nesta segunda-feira, 20. Durante uma semana, no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, serão exibidos filmes concebidos na realidade latino-americana e que questionam exatamente essa realidade. Até 06 de novembro, a programação será exibida ainda em outras 11 capitais brasileiras. A Mostra é promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e, no Recife, conta com a coordenação da Secretaria Executiva da Justiça e dos Direitos Humanos (SEJUDH).

Neste ano, a seleção das obras tem como interesse também celebrar os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para as instituições organizadoras do evento, o cinema – e a cultura de um modo geral – é uma das formas encontradas para debater os direitos humanos. Por isso, a seleção de filmes para compor o evento é, na verdade, uma miscelânea de olhares sobre a sociedade de países como Brasil, Uruguai, Argentina e México, entre muitos outros.

De acordo com o titular da Secretaria Executiva da Justiça e dos Direitos Humanos (SEJUDH), Rodrigo Pellegrino, a promoção dos Direitos Humanos é tão importante quanto a proteção desses Direitos. "Essa Mostra se insere no caráter de promoção dos Direitos Humanos e deve sensibilizar para o tema através de diversas produções cinematográficas", acredita.

A curadoria da mostra está a cargo do produtor cultural Francisco César Filho que buscou montar uma seleção contemporânea do cinema sul-americano e, principalmente, fazer uma retrospectiva da produção cinematográfica nesses 60 anos de Declaração dos Direitos Humanos. Vale destacar que, nas obras contemporâneas, além dos convites feitos pela curadoria, houve uma convocatória pública.

O resultado foi um total de 182 trabalhos inscritos, de 11 países e de 12 estados brasileiros. Destes, 11 trabalhos serão exibidos. Com isso, a Mostra traz uma seleção ainda mais democrática. Ou seja, ao lado de diretores consagrados como o argentino Fernando Birri e o espanhol Luís Buñuel, estão cineastas mais recentes como o brasileiro Fernando Meirelles.

E se o intuito é valorizar os direitos humanos, a Mostra terá somente exibições gratuitas, além de todas as sessões serem legendadas em português para pessoas com deficiência auditiva e alguns filmes terão áudio-descrição, para atender aos deficientes visuais. A 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul tem produção da Cinemateca Brasileira e do Sesc, patrocínio da Petrobras, e apoio do Ministério das Relações Exteriores e TV Brasil.

Serviço
3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
De 20 a 26 de outubro
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife - PE
Entrada Gratuita
Informações: (81) 3073.6767
Site: www.cinedireitoshumanos.org.br