sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Orquestra japonesa encerra mostra nipônica no IRB

A exposição Design do Japão Hoje 100- Um Estilo de Vida Contemporâneo, exposta no Instituto Ricardo Brennand desde o último dia 01, se despede do complexo cultural, na Várzea, neste final de semana. Para fechar a mostra, programação especial com oficina, seminário e apresentação musical da orquestra de tambores japoneses do Recife.

No sábado, 18, às 14h, crianças a partir dos 10 anos e adultos podem testar suas habilidades e descobrir os mistérios da técnica do Origami na oficina " Oriobjeto: Brincando com Design de objetos a partir do Origami Modular". A atividade será ministrada pela especialista Eva Duarte e o arte educador Carlos Lima.
Já no domingo, 19, às 14h, o professor e doutor da UFPE, Leonardo Castilho e Renata Gamelo, do Centro de Design do Recife, ministram para 140 pessoas, no auditório do IRB, o seminário "Tecnologia, Tradição e Contemporaneidade".

Encerando a programação, a orquestra de tambores japoneses do Recife, Gakudan Ren Recife Wadaiko, protagoniza uma inusitada apresentação com o DJ Moa. Será a junção da milenar música japonesa e o moderno som eletrônico.

A orquestra Gakudan Ren Recife Wadaiko, surgiu em meados de novembro de 2007, numa parceria entre Frederico Yuji Ojima e Ricardo Alves Jr. que queriam criar um grupo de taikô em Recife. O taikô é um instrumento de percussão que está presente na história japonesa há pelo menos 1500 anos. Em seus primórdios se destacava como forma de comunicação entre comunidades rurais e também servia como demarcador de áreas, limitando certa região de acordo com o espaço que fosse audível o som dos tambores.

O taikô requer do músico concentração, disciplina e bom preparo físico.Até um certo período foi uma arte reservada aos homens tendo recentemente integrado as mulheres em suas conformações musicais, diga-se de passagem, com destaque.

Atualmente o Gakudan Ren Recife Wadaiko conta com 15 integrantes e tem como objetivo propagar a arte do taikô através da amizade, respeito, disciplina e alegria.A apresentação, com toda esta bagagem histórica, promete ser imperdível.

Serviço
Programação de encerramento da exposição " Design do Japão Hoje 100- Um Estilo de Vida Contemporâneo".
18 e 19 de outubro
A partir das 14h
Instituto Ricardo
Engenho São João, s/n, Várzea, Recife -PE
Entrada: R$ 5.00 (inteira) e R$ 2,00 (meia-entrada)
Informações: (81) 2121. 0365