sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Analista do Sebrae Pernambuco ganha prêmio Nacional

A Unidade Sebrae Sertão do Araripe recebeu a Premiação da Academia de Casos Sebrae 2008, na modalidade práticas de sucesso, durante a 4ª Reunião dos Dirigentes do Sistema Sebrae, em Brasília. O prêmio foi concebido ao projeto “Sistema Construtivo em Alvenarias de Blocos de Gesso para Casas Térreas” idealizada no ano de 2007, por intermédio do técnico da unidade Hello Kallaman Alencar Liberal e desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), em convênio de cooperação técnica entre Sindusgesso e Sebrae. “Não havia referência técnica na habitação popular em gesso. A análise do sistema construtivo fez promover o mercado do gesso, assim como dar respaldo para o financiamento por instituições financeiras que antes não era possível”, afirma o analista.

Para a premiação foram inscritas 27 histórias de sucesso de todo Brasil, sendo 4 casos e 2 práticas finalistas. Goiás e Pernambuco foram os Estados que disputaram a finalíssima. É a primeira vez que o Estado leva a premiação na categoria Prática de Sucesso. “Ganharmos esse prêmio foi o sinônimo de um bom trabalho concretizado. É um marco na história de qualquer profissional, uma vez que o projeto será apresentado dentro e fora do país. É um grande estímulo para continuar a estimular a produção de outros casos no futuro” destaca. A idéia do projeto é tão relevante para o sistema habitacional que a Caixa Econômica entrou com um financiamento na Região do Araripe para 40 unidades habitacionais. “A ação será realizada a título de experimento, para homologação do sistema junto à própria instituição”, enfatiza Kallaman.


Sobre o gesso e a construção civil - O setor da construção civil é tradicionalmente um dos principais propulsores da economia no Brasil e em diversas outras partes do mundo, alavancado pelo aquecimento do mercado imobiliário, que vem crescendo significativamente. Um desafio constante no setor da construção civil é a busca por alternativas produtivas que aliem praticidade, versatilidade e segurança a custo cada vez menores. A utilização do sistema construtivo em gesso oferece uma alternativa confiável e mais barata em relação ao uso dos materiais e técnicas tradicionais da construção civil.

A Região do Araripe, no sertão de Pernambuco, é responsável por cerca de 90% do gesso utilizado na indústria brasileira da construção civil, O estado de Pernambuco, mais precisamente o Sertão do Araripe, é responsável por cerca de 90% do gesso utilizado na indústria brasileira da construção civil, a região é rica em gipsita, minério que dá origem aos produtos de gesso, sendo detentora de uma reserva estimada de 3,2 milhões de toneladas, e com um parque industrial composto por aproximadamente 400 empresas, entre mineradoras, calcinadoras e fábricas de blocos e placas de gesso.

O sistema construtivo gesso já é utilizado em larga escala em países da Europa e América do Norte, pois é um em vários tipos de edificações. No Brasil, a construção de casas populares se apresenta como o principal nicho de mercado para o sistema construtivo em gesso, tendo em vista que o seu grande diferencial competitivo são os custos que podem ser até 30% menores que a alvenaria tradicional. O gesso possui seis grandes propriedades que são imprescindíveis na hora de construir. “O gesso é Incombustível (grande resistência a propagação das chamas e à propagação do calor); Isolante Térmico e Acústico; Higro-ativo (constitui um facilitador de troca de grau de umidade entre o ambiente e o interior dos blocos de gesso); Estabilidade e precisão dimensional e possui Leveza”, informa Kalaman.