segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Como utilizar sobras da ceia natalina para o almoço do dia seguinte

Não tem quem escape. Todo o ano é a mesma coisa. No dia seguinte da ceia natalina, o cardápio posto à mesa para o almoço repete a noite anterior. É a poderosa sobra do jantar natalino que, rico em opções, deve ser aproveitado. E por que não? Mas essa sobra pode chegar aos pratos de forma diferenciada da já apresentada, seja peru, bacalhau porco, saladas, entre outras opções.


Para nos orientar como aproveitar corretamente as sobras da ceia natalina, com criatividade e sabedoria, sem deixar que os alimentos percam suas qualidades, a chef Rafaela Suassuna, do Buffet Porto Fino, em Casa Forte, nos dá dicas valiosas para transformamos o que sobrou em um menu poderoso para o dia seguinte à festa.


Qualquer jantar natalino tem sempre peru ou frango e frutas secas. Pois bem, de olho nesses produtos que hoje andam caros, é bom não fazer cerimônia. De acordo com Rafaela Suassuna, com os ossos do peru, podemos fazer um refinado caldo, que além de hidratar os que beberem muito na noite de Natal, também serve para hidratar um delicioso risoto.


E o prato pode ganhar ainda frutas secas. Neste caso, basta desfiar o que sobrou do peru ou do frango e cortar as frutas secas em cubos. Depois levar ao forno em busca do risoto. Para dar um diferencial ao prato, basta adicionar uma colher de geléia de frutas vermelhas ou um pouquinho de queijo brie para finalizar. É só provar. "Esse prato faz o maior sucesso. Eu mesma o faço muitas vezes, mesmo quando não tenho sobras", afirma a chef.


Pernil suíço e queijo do reino, bolo de frutas, massa, chester, tudo pode ser reaproveitado. É só apostar nas receitas possíveis, oferecidas de transformá-los em pratos requintados. Basta desfiar a carne e pedir ao açougueiro para passar no moedor, o que pode ser feito em casa para quem tem a máquina. Depois, amasse direitinho, em forma de polpetone de carne suína, aproveitando o queijo do reino triturado. Para deixar no ponto, basta acrescentar molho de tomate, acompanhado de spaguetti com azeite de manjericão."Esse prato é fácil de preparar e vai ao forno vapt- vupt. Quando a gente olha ele já está pronto", orienta a especialista do Porto Fino.

O que fazer então com as sobras do chester? Com a carne branca, suculenta e saborosa, essa é a receita que não precisa ter nenhum dote especial para transformá-la em um saboroso prato. Que tal um sanduíche de chester com requeijão cremoso? Para ter um sanduíche especial, vamos a pequenos truques, de acordo com as orientações da nossa chef.

Passar no triturador as sobras do chester com um pedaço de ricota, um pouco de creme de leite e requeijão cremoso. Para finalizar, algumas folhas de rúcula e pão francês fresquinho. Depois de recheado com esse creme chester, levar o pão ao forno por alguns minutos. E pronto é só servir.


Se preferir almoçar uma massa dia seguinte do Natal, a opção pode ser um spaguetti com molho de queijos, frutas secas e sementes temperadas. Junte os queijos que usou na ceia e acrescente damasco, tâmaras, nozes trituradas, amêndoas e até passas e canela. O resultado é um surpreendente e excelente prato.


Até o bolo de frutas, se não bem recebido dia seguinte, pode ser transformado. É só corta-lo em fatias de aproximadamente um dedo de espessura, em formato quadrado e distribuir cada um desses pedaços em uma assadeira. Após aproximadamente 30 minutos, teremos torradas de bolo de frutas. Podem ser degustados com requeijão cremoso ou como biscoitinhos para café e chá. Fácil não? Então esperem a farta ceia natalina acabar e mãos à obra.

Serviço

Buffet Porto Fino Recepções

Rua Sant'anna, 65, Casa Forte, Recife - PE

Informações: (81) 3441.1708