terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Microlins forma profissionais para o segmento turístico

Começou a temporada de férias e a procura por profissionais capacitados para trabalharem em setores ligados ao turismo aumenta em média 30% comparado com outras épocas do ano, segundo o Departamento de Encaminhamento para Emprego da franquia nacional Microlins, unidades Recife (Boa Vista e Centro), Jaboatão e Olinda. A escola oferece os cursos de turismo e hotelaria. Os alunos são encaminhados para empresas do setor.

O objetivo da franquia, que tem 31 unidades em todo o Estado, é aproveitar o foco de o Recife estar entre os principais destinos turísticos do Brasil, especialmente neste período, preparando e profissionalizando para o segmento. Segundo a publicitária Cristiana da Fonte, as franquias da Microlins que comanda junto com os irmãos Carolina da Fonte e Ruy Porto Carreiro, ministram os cursos com 60h/aula, sendo que 24 h/aula são destinadas a preparação do aluno em inglês instrumental.

"O nosso foco é ensinar uma profissão e capacitar os inscritos nos cursos do segmento turístico que oferecemos, mas com meta de encaminhá-los e fazer com que ele consigam colocação no mercado de trabalho", revelou. Hotéis, pousadas, cruzeiros marítimos, agências de viagem, operadoras, estão entre os potenciais empregadores dos alunos da franquia.

As turmas têm de 18 a 25 alunos, com aulas ministradas inclusive aos sábados. Conforme Cristiana da Fonte, cerca de 70% dos alunos treinados pela Microlins são encaminhados para o mercado de trabalho e metade deles consegue emprego na área. As franquias possuem mais de 200 alunos matriculados nos cursos de turismo e hotelaria.

As aulas de inglês instrumental são um dos atrativos das capacitações. Prepara o futuro profissional para receber e orientar melhor os turistas estrangeiros que aqui chegam. "Eles são formados para facilitar o entendimento da língua estrangeira pelo menos em coisas práticas do dia a dia, como orientar sobre destinos que os turistas desejem visitar ou cumprimentá-los, tudo baseado no aprendizado adquirido durante os nossos cursos", assinala Rui Porto Carreiro.

Números - O turismo interessados que desejam atuar na área por ser o segmento que mais cresce no mundo e é uma fonte inesgotável de empregos. O segmento representa 7,15% da economia nacional, 11% do setor de serviços e emprega hoje 6,3 milhões de pessoas, sendo 2,1 milhões com carteira assinada.

De acordo com estimativa do IBGE, em 2010 teremos mais 1,7 milhões de novos empregos, com giro financeiro em torno de US$ 7,7 bilhões nas divisas estrangeiras por ano. "Por conta de números tão impressionantes, cada vez mais se faz necessário a profissionalização no setor", alerta a empresária Cristiana da Fonte.


Serviço

Microlins Boa Vista – Av. Conde da Boa Vista, Boa Vista, Recife – (81) 3222.2295

Microlins Recife Centro – Rua do Livramento, 21, Santo Antônio – (81) 3424.1508

Microlins Jaboatão – Av. Barão de Lucena, 406, Centro – (81) 3481.8100

Microlins Olinda – Av. Getúlio Vargas, 1646, Olinda – (81) 3429.8005