terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Simbolismo e sensibilidade do agreste retratados em exposição de peças em madeira

Que a criatividade do homem do agreste é imensa disso ninguém duvida. De lá, brotam talentos para todas as artes e é isso que a exposição no formato bazar cultural no Marolinda quer provar. Apesar da fama de cabra macho, o homem do agreste e sertão cultiva a sua sensibilidade, muitas vezes, transformada em música ou trabalhos artesanais. No hotel, uma mostra de entalhes em madeira da Galeria Mãos da Terra. Entre os artesãos, Mestre Valdecir (oriundo de Canhotinho), Mestre Serginho e João Azevedo.

São esculturas em madeira retratando tudo o que a imaginação pode sonhar. De imagens sacras a bonecas, bailarinas, cangaceiros, cabeças de ex-votos e animais. Cabras, pássaros, guará, tatu, burrinhos, leão e pavão que integram o cenário do agreste compõem a cena, dessa vez entalhados em madeira.

A originalidade das peças permite recontar histórias profanas, religiosas, curiosas como a do Homem corta-vento e da cultura local como a da Rainha do Reisado. Além de peças de arte, a exposição propõe objetos decorativos com um toque artesanal tais como as luminárias em madeira e papel reciclado. Preservar o meio ambiente é também sempre uma mensagem subliminar.

Conhecida como a “Cidade das flores” ou a “Suíça pernambucana”, Garanhuns exporta a alegria e sensibilidade do agreste para quem quiser apreciá-la.

O Cult Hotel possui se reposiciona no mercado como um hotel que reforça o que de melhor há em Pernambuco: sua cultura. Funciona como uma galeria viva, com 270 obras de arte entre os artistas, Romero de Andrade Lima e Virgolino. Cada andar é tematizado com um ritmo local como frevo e manguebeat. Freqüentemente, o hotel faz vernissages.

Serviço
Bazar Cultural
Até o Carnaval

Av. Conselheiro Aguiar, 755, Boa Viagem, Recife - PE

Fone: (81) 2123.2777
e-mail: marolinda@marolinda.com.br