quinta-feira, 26 de março de 2009

Caruaru realiza Conferência Municipal de Esporte

A Prefeitura de Caruaru realiza nos dias 26 e 27 deste mês, a Conferência Municipal de Esportes, com o tema “Esporte, um bem social”.  A Conferência Municipal de Esporte tem o objetivo de construir um plano de ações para o esporte na cidade e é voltado para profissionais de esporte, estudantes, empresários, jornalistas e as organizações sociais.

No evento, organizado pela Secretaria de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia, será apresentada a proposta de criação de um conselho municipal de esporte, além de outras iniciativas que venham ajudar a definir e implantar as metas para o desenvolvimento do esporte em Caruaru.

A conferência não só irá discutir políticas públicas para a área de desporto, como também promover palestras para debater temas com diversos segmentos da sociedade, tais como a Lei de Incentivo ao Esporte, debatida com representantes do Ministério do Esporte, a regulamentação do profissional de educação física, destinada aos estudantes e profissionais da área, as questões relativas aos pára-atletas, bem como as políticas públicas para a área do esporte educacional, de competição e lazer.

Essa será a primeira conferência municipal de esporte do ano, antes mesmo da definição do calendário nacional do Ministério do Esporte. A necessidade de sair na frente, segundo o secretário, é um reflexo da crise econômica. “Os recursos destinados a eventos esportivos e projetos sociais foram reduzidos devido à crise econômica, por isso a nossa necessidade de antecipação, para garantir verbas para nossas ações” afirma o secretário de educação da cidade, Paulo Muniz.

As propostas citadas durante a conferência, serão analisadas durante a Conferência Estadual de Esporte, onde serão escolhidos os representantes de Pernambuco para a Conferência Nacional, em Brasília.

Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte: uma saída para a crise econômica
O programa do Governo Federal existente desde 2002, será tema da primeira palestra da Conferência Municipal de Esporte, destinada especialmente aos empresários de Caruaru. Um dos conferencistas é o coordenador nacional do Programa de Incentivo, Ricardo Capelli, do Ministério do Esporte.

Políticas públicas para o esporte
Um dos principais objetivos da Conferência Municipal de Esporte em Caruaru é discutir com a sociedade, planejar metas e assim montar o Plano Municipal de Esportes para o município. As ações são divididas em três vertentes: esporte e lazer, esporte educacional e esporte de rendimento (competição). No debate também estarão Isnar Portela, gerente de esporte e lazer de Pernambuco e Edmilson Augusto, gerente de esporte e lazer de Caruaru.

Na sexta –feira, 27, às 8h, o tema em discussão é políticas públicas para o Esporte de Rendimento, dentro dos parâmetros de governo federal, estadual e municipal. Os desafios enfrentados pelo atleta de esporte amador também será um tema discutido pelos representantes Ricardo Leyser (Governo Federal), Alexandre Barbosa (Governo Estadual) e Wedson Bezerra (Governo Municipal). Às 14h é a vez de debater o esporte educacional. O painel mediado pela Professora Ana Rita Lorenzini, coordenadora do programa Segundo Tempo da ASCES – Associação Caruaruense de Ensino Superior , terá o secretário nacional de esporte e lazer, Júlio Filgueira, a gerente de esporte educacional do estado de Pernambuco, Laudijane Domingos e o gerente municipal de esporte educacional, Armando Filho.

A regulamentação do profissional de educação física
Um dos temas mais esperados por estudantes de educação física e profissionais do esporte é a regulamentação da profissão educação física. O motivo para tanto interesse é que a profissão foi regulamentada desde 2001, e considerou os profissionais que exerciam sem formação acadêmica, os que hoje são os profissionais provisionados. Além disso, o mercado de trabalho para profissionais de educação física é dividido para os licenciados e bacharéis. O debate terá a participação de Rosângela Albuquerque, chefe de fiscalização do CREF 12 (seccional de Pernambuco e Alagoas) e o assessor Jurídico do conselho, Dr. Hélio Alencar.

A trajetória do desporto paraolímpico no Brasil
Muito utilizado no tratamento de lesões e até mesmo como instrumento de inclusão social, o esporte entre os deficientes tem crescido e com destaque merecido desde as últimas olimpíadas. Em Caruaru, a Prefeitura mantém uma parceria com a APODEC, a Associação de Portadores de Deficiência de Caruaru, para realização de eventos específicos para esses atletas, como o Campeonato Regional de Bocha, que será realizado em maio em Caruaru com a participação de atletas de todo o norte e nordeste.

A extensão dessa parceria será discutida no painel “trajetória do desporto paraolímpico no Brasil”, com Ivaldo Brandão, Presidente da ANDE, Associação Nacional de Desporto para Deficientes e Gilberto Martins, técnico paraolímpico. O debate será na sexta –feira, 27, às 10h.

Mesa redonda: jornalismo esportivo
Quando se fala em jornalismo esportivo, logo vem a mente a cobertura futibolística feita pela imprensa. Mas o esporte vai além do futebol, abrange as modalidades que são classificadas como “esporte amador”. A profissionalização desses esportes e como eles são mostrados na mídia serão os temas discutidos pelos jornalistas de Caruaru e setoristas de esporte do estado de Pernambuco.