sexta-feira, 24 de abril de 2009

Abertas as inscrições para workshop de nanotecnologia

Já estão abertas as inscrições para o Workshop Nanotecnologia e suas Aplicações, que acontece nos dias 29 e 30 de abril, no campus do Ministério da Ciência e Tecnologia, na Cidade Universitária, no Recife (PE). O evento é promovido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e pretende fomentar a cooperação entre o setor produtivo e os pesquisadores.

O workshop deverá reunir agentes do setor produtivo e das áreas de pesquisa e financiamento. Vai abordar as várias áreas da nanotecnologia, desde a agroindústria até a indústria química, passando por segmentos como os de cosméticos, têxtil, de cerâmica, corantes/pigmentos, gesso, fármacos, metalúrgico e petroquímico.

O desenvolvimento de nanotecnologias está impulsionando uma nova revolução tecnológica que está trazendo importantes avanços e benefícios em áreas como medicina, eletrônica, meio ambiente e agronegócio.

Segundo o diretor do Cetene, Fernando Jucá, a indústria necessita aumentar sua competitividade frente a uma nova realidade mundial. “Não podemos estar a reboque do que se produz em regiões e países mais desenvolvidos”, ressalta.

O Cetene possui um dos mais desenvolvidos laboratórios de microscopia e microanálise do país, que conta com microscópios e espectrômetros de última geração, permitindo análises com resolução nanométrica.

Para se inscrever no workshop, os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição no site do Cetene - www.cetene.gov.br - e enviar para o email workshop2009@cetene.gov.br Mais informações podem ser obtidas no telefone (81) 3271.9815 e no site do Cetene, onde também pode ser consultada a programação completa do evento.