sexta-feira, 22 de maio de 2009

Arte Plural Galeria abre as portas para literatura

Referência no Recife em exposições de artes plásticas, fotografia e cinema, a Arte Plural Galeria dá continuidade à programação de aniversário dos seus quatro anos, lançando mais um atrativo na casa. Em parceria com o escritor e jornalista Homero Fonseca, o espaço ingressa no mundo da literatura e cria uma agenda de eventos específica para a arte. O primeiro passo é a estréia do Sarau Plural, que vai acontecer todas as últimas terças-feiras do mês, com declamação de prosas e poemas, acompanhada de fundos musicais e interpretações.

Aberto ao público, o primeiro encontro está marcado para a próxima terça-feira, dia 26, a partir das 19h, e tem como tema “Ser do Recife”. Como é a inauguração, nada mais justo do que homenagear a nossa cidade, trazendo textos e músicas pernambucanas, pontuou Fonseca, acrescentando que a proposta é curtir a literatura, a música e o teatro de maneira descontraída. Como a própria palavra já diz, sarau é festa, celebração, movimento e musicalidade. Nada de pompa e circunstância. O que queremos é a interação.

Para dar o pontapé inicial, foi convidado o premiado escritor pernambucano Raimundo Carrero, que irá declamar poemas sobre o Recife, bem como falar de improviso sobre sua relação com a capital pernambucana. Carrero traz um peso enorme para o sarau. Ele é um dos autores mais importantes do Estado, tanto pelo volume quanto pela qualidade de suas obras, que são reconhecidas nacionalmente, justificou o idealizador do encontro.   

Responsável pela trilha musical dos saraus com direito a piano, pandeiro e zabumba -, Flávio Brayner explica que a idéia é reunir pessoas interessadas em discutir temas literários e musicais que falem a respeito de uma vida mais associativa da cidade. O objetivo é debater as produções artística, conhecer novos autores e, principalmente, mobilizar as pessoas para que leiam mais. Há muito tempo que falta, no Recife, esse tipo de manifestação.

Quem também está junto na concretização do projeto é o ator e produtor teatral Sérgio Gusmão. Ele, que irá interpretar as prosas e poemas lidos, garante que não há nenhuma pretensão política por trás destes encontros. Será tudo muito frouxo. Não temos aspiração de virar movimento artístico ou intelectual da cidade. A intenção é apenas levar ao público as produções culturais pernambucanas de ontem e hoje. Queremos colaborar para que a cidade possa ouvir uma boa música, falar de literatura e de teatro. Tudo isso em um lugar onde o clima da arte esteja presente, como é o caso da Arte Plural.

Serviço
Sarau
Plural: Ser do Recife
Com Homero Fonseca, Raimundo Carrero, Flávio Brayner e Sérgio Gusmão
Arte Plural Galeria
Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
26 de maio
A partir das 19h
Aberto ao público
Informações: (81) 3424.4431