domingo, 17 de maio de 2009

Café & Artes promove debate sobre o livro “O Santo Sujo – A Vida de Jayme Ovalle”

O jornalista mineiro Humberto Werneck é o convidado do Projeto Café & Artes para o encontro cultural da próxima terça-feira, dia 19 de maio, a partir das 19h30, no mezanino da Livraria Café da Travessa, em Belo Horizonte.

O Café Cultural, coordenado pelo professor Guaracy Araújo, iniciativa do Centro Universitário UNA em parceria com a Livraria Café da Travessa, recebe o jornalista, mineiro da capital, para um bate-papo com o público sobre seu mais recente livro, “O Santo Sujo – A Vida de Jayme Ovalle”.

A obra, que levou dezessete anos para ser escrita, é uma biografia que desvenda a incrível e pouco conhecida personalidade do compositor Jayme Ovalle, que era amigo de grandes nomes da cultura brasileira, entre eles Gilberto Freyre, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Manoel Bandeira. A biografia não tem início no nascimento de Ovalle, nem se restringe apenas a seus passos. Humberto Werneck garimpou a origem da família Ovalle e, além de narrar a vida do músico, faz uma bela retrospectiva de toda uma época, seus costumes, seus personagens e suas peculiaridades.

O projeto - Lançado em abril, com a presença do escritor Carlos Heitor Cony, o Projeto Café & Artes tem o objetivo de promover o encontro dos mineiros com iniciativas culturais de qualidade e que incentivem a troca de experiências, saboreando um café, no ambiente informal de uma cafeteria. Nos eventos, o público conversa, de forma mais descontraída, com renomados intelectuais e personalidades mineiras e nacionais de diferentes áreas do conhecimento.   

O convidado - Humberto Werneck nasceu em Belo Horizonte, em 1945, e vive em São Paulo desde 1970. Em 2008, foi vencedor do prêmio de Literatura da Associação Paulista de Críticos de Artes, na categoria Biografia, com o livro “O Santo Sujo – A Vida de Jayme Ovalle”, publicado pela Editora Cosac Naify.

Começou a trabalhar como jornalista no Suplemento Literário de Minas Gerais e, entre outras publicações, passou pelo Jornal da Tarde, Jornal da República, Veja, Isto É, Jornal do Brasil. É autor de ‘O desatino da rapaziada: jornalistas e escritores em Minas Gerais’ e ‘Chico Buarque: letra e música’. Publicou também o volume de contos ‘Pequenos fantasmas’.

Serviço
Projeto Café & Artes com Humberto Werneck
19 de maio
Às 19h30
Livraria Café da Travessa 
Rua Pernambuco, 1286, Savassi, Belo Horizonte – MG
Informações: Livraria Café da Travessa (31) 3223.8092
UNA (31) 3508.9133
Entrada Franca