Foi realizada na manhã de ontem uma reunião para apresentação do Plano de Contingência da Defesa Civil de Caruaru, elaborado pela Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra).
Estiveram a frente da reunião o prefeito de Caruaru, José Queiroz, o diretor-presidente da Destra, Clovis Cavalieri e o comandante do Corpo de Bombeiros, Luiz Filho.
O Plano de Contingência apresentado tem por objetivo planejar o emprego dos recursos disponíveis para as ações de prevenção e socorro para as áreas consideradas vulneráveis ao desastre principalmente relacionados com efeitos naturais, chuvas prolongadas ou súbitas, enxurradas no intuito de melhor empregar os recursos disponíveis dos órgãos competentes visando reduzir as vulnerabilidades, evitando danos humanos. Assim como o enfrentamento aos eventos adversos / desastres que possam ocorrer em Caruaru.
“Antes deste plano nós tínhamos que partir para o mais absoluto improviso”, lamentou o prefeito José Queiroz sobre a falta de um planejamento emergencial para este tipo de ocorrência nos arquivos da prefeitura.
Foram apresentadas ainda as diretrizes para a realização do Plano de Chamada do Departamento de Defesa Civil, estabelecendo-se como níveis de chamadas para complementação de plantões: o Plano de Chamada Verde – NÍVEL 1: Durante este nível, o departamento realizará atividades de monitoramento climatológico e/ou meteorológico, bem como, vistorias preventivas e estará em “estado de observação” podendo se necessário, desencadear ações preventivas; Plano de Chamada Amarelo - NÍVEL 2: Havendo possibilidade de qualquer evento desastroso, o departamento entrará em “estado de atenção” e, em conseqüência de tais fatos serão desencadeadas ações preventivas; Plano de Chamada Vermelho - NÍVEL 3: Considerando os procedimentos adotados nos níveis anteriores e de acordo com análise da situação de vistorias de campo em conjunto com o número de ocorrências registradas pelo Centro de Gerenciamento de Desastres - CGD, o departamento entrará em “estado de alerta”, devendo ficar de sobreaviso, e se necessário, permanecer em prontidão no departamento; e o Plano de Chamada Preto - NÍVEL 4: Situação de anormalidade e o departamento fica em “estado de alerta máximo”, além de haver uma convocação geral.
De acordo com Clovis Cavalieri, na noite da quinta-feira e na manhã desta sexta-feira a cidade de Caruaru enquadrava-se no chamado nível 3. “Mesmo assim, não há motivo para desespero, a atuação na preparação para emergência, assistência e reconstrução dos cenários atingidos, exige equipe de profissionais preparados, em suas respectivas áreas de atuação, e nós estamos preparados para isso”, conclui.