quinta-feira, 28 de maio de 2009

Emoção, conflito e poder nas organizações é tema de livro do consultor Milton de Oliveira

Para coroar seus 40 anos de intensa atividade profissional como psicólogo e consultor, Milton de Oliveira lança, na quarta-feira, 03 de junho, às 19h30, no Espaço Cultural Terraço Leitura, seu 5º livro: “Emoção, conflito e poder nas organizações: líderes estão despreparados para lidar com as pessoas”. O livro foi publicado pela Editora Com Arte.

A publicação reúne as observações do consultor sobre o comportamento dos gestores das empresas brasileiras e mostra que a grande maioria não está preparada para lidar com pessoas. “As universidades são fortemente influenciadas pelo modelo cartesiano, o que faz com que nossos gerentes conheçam pouco sobre ciências contemporâneas, principalmente a chamada teoria do caos ou teoria da complexidade, acreditando apenas no mito da racionalidade cartesiana”, afirma Milton.

O livro “Emoção, conflito e poder nas organizações: líderes estão despreparados para lidar com as pessoas”, que contou com a colaboração da jornalista mineira, Inácia Soares, mostra numa linguagem simples e objetiva, a importância do envolvimento emocional nas empresas de sucesso. Milton de Oliveira avança em pontos importantes, como a teoria das emoções, as novas posturas de poder, importância da afetividade no trabalho de equipes, como trabalhar as situações de conflito e o conhecimento que os gestores deveriam ter sobre os conceitos de ciência aplicada nas organizações no século XXI.

Outro ponto abordado pelo consultor é a polêmica economia de mercado, que gera competição entre os concorrentes. Para tratar desse assunto, Milton fundamenta-se nos postulados da teoria da complexidade. No livro, ele analisa os ambientes organizacionais, observando a evolução das empresas nos contextos externos, compreendendo o envolvimento emocional e o gasto de energia das organizações. Tudo numa linguagem simples e, ao mesmo tempo, científica e bem fundamentada, como já é sua tradição profissional.

Sobre o autor - Milton de Oliveira é psicólogo, consultor e diretor há 40 anos da empresa Consultores Associados Milton de Oliveira. Foi professor do Centro de Desenvolvimento em Administração Paulo Camilo de Pena, da Fundação João Pinheiro, PUC-MG, Utramig e da Universidade de Brasília (UnB). Além de “Emoção, conflito e poder nas organizações” é autor dos: “Caos, emoção e cultura”, “Energia Emocional”, “De Salto Alto: lições de poder para jovens executivos”, “Eu aprendi tudo ao contrário ou me ensinaram tudo errado: emoção –calor que transforma o ser humano”.

Serviço
“Emoção, conflito e poder nas organizações”
3 de junho
Às 19h30
Espaço Cultural Terraço Leitura
Av. do Contorno, 6061, Savassi, Belo Horizonte – MG
Entrada Franca