terça-feira, 12 de maio de 2009

Festa do Cavalo é pólo de animação em Gravatá

Município que é conhecido pelo clima agradável das montanhas e serras prepara-se para receber mais de três mil pessoas

Gravatá, no agreste pernambucano, a 85 km do Recife, promete muita animação entre os dias 20 e 24 de maio, com a III edição da Festa do Cavalo, no Haras Dr. Luiz Ignácio. Durante os cinco dias do evento, haverá exposição de uma média de 500 cavalos de diversas raças, feira de produtos, competições eqüestres, leilão, oficinas de artesanato, além de palestras técnicas, cursos diversos e shows com grupos regionais. O evento explora o tema Turismo Rural na Trilha do Desenvolvimento.

“A Festa do Cavalo surgiu com objetivo de celebrar a atividade gerada pelo agronegócio do cavalo, que movimenta 28 segmentos no Brasil, gerando cerca de 642,5 mil empregos diretos e 2,6 milhões indiretos com faturamento de aproximadamente R$ 7,5 bilhões por ano”, garante Pio Guerra, presidente da Federação de Agricultura de Pernambuco (FAEPE) e da Comissão Nacional do Cavalo da CNA, em Brasília. Este ano, a expectativa do evento é receber um público de 3.500 pessoas durante os cinco dias.

Uma das principais novidades da Festa do Cavalo será o Simpósio de Alimentação e Criação de Cavalos Atletas, ministrado pelo professor da Universidade de São Paulo, Alexandre Gobesso, ex-consultor do Programa Globo Rural e considerado um dos maiores especialistas em nutrição de cavalo no Brasil. O simpósio acontecerá nos dias 20 e 21, sempre a partir das 19h.

Também estão entre os destaques desta edição, a I Clínica de Casqueamento e Ferrageamento, no dia 22, e a Clinica de Rédeas, no dia 23, ambos direcionados a criadores de eqüinos, técnicos, zootecnistas, e outros profissionais do segmento interessados. Os dois cursos inéditos na região serão conduzidos pelo americano Kenneth Woodrow, natural do Arizona e radicado no Brasil. Com mais de 30 anos de experiência, o conceituado profissional de ferrageamento ortopédico e terapêutico, já atuou em países como o México, Argentina e Venezuela. Os dois cursos acontecerão no horário, das 9h às 17h.

Além disso, acontece também o 1º Leilão de Marchador da Serra e uma exposição de mangalarga marchador, com cavalos da raça mangalarga marchador. O leilão acontece no dia 23, a partir das 20h.

Outra novidade da Festa do Cavalo é a 1ª Clínica de Vaquejada, destinada aos interessados em aprender conhecimentos teóricos e as técnicas utilizadas para competir no mais genuíno esporte brasileiro e tipicamente nordestino. O curso de vaquejada será ministrado pelo zootecnista, Steve Bezerra e pelo especialista na área Eduardo Andrade Lima, no dia 24, a partir das 9h.

A programação não pára por ai. Durante os cinco dias do evento, sempre a partir das 9h, haverá uma serie de palestras técnicas coordenadas por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PE). E oficinas de artesanatos, entre elas, a de confecção de cavalos com materiais recicláveis. Os visitantes também irão conferir uma mostra de produtos e serviços e shop show da raça campolina.

Ao todo serão montados 35 stands, entre eles, do Banco do Nordeste, Sebrae, Senar, entre outros. A Festa também abrigará, espaço dedicado à criançada. O Clubinho do Cavalo atenderá crianças entre 04 a 12 anos, com atividades lúdicas, esportivas e artísticas, todas gratuitas. O Clubinho terá ainda, touro mecânico, cama elástica, oficinas de arte e mesa de totó. Funcionará no sábado, 23 e domingo, 24, das 09h às 19h. A programação também será movimentada todas as noites com bandas de forró e grupos sertanejos.

Pernambuco foi escolhido mais uma vez para ser a sede do evento devido ao crescimento e consolidação do estado como um dos maiores produtores de eqüinos do Nordeste. De acordo com o presidente da Faepe, Pio Guerra, a expectativa é de que sejam feitas mais de 1.000 inscrições para as provas de marcha, hípica e outras  competições. Para os interessados em participar das provas, cursos, palestras e oficinas o custo é gratuito e é necessário que a inscrição seja feita com pelo menos 20 minutos de antecedência.

Turismo Rural - 
Para os turistas, visitantes e participantes da Festa do Cavalo, vale ressaltar que a cidade de Gravatá possui inúmeros atrativos,  desde o clima de serra e montanhas, com muito verde e natureza, além de oferecer uma gastronomia variada com pratos regionais e o famoso fondue, que combina muito bem com o clima noturno da cidade.

O município é considerado atualmente o segundo maior pólo floricultor do País. Daí já dá para se ter uma idéia das belezas que Gravatá apresenta. A região conta com uma ótima infra-estrutura hoteleira e para quem estiver por lá entre os dias 20 e 24, a comissão organizadora do evento sugere três opções de hospedagem: o Portal de Gravatá, Pousada de Santa Fé e Villa Hípica.

Reservas:

Fazenda Pousada de Santa Fé
BR 232 KM 94 – Gravatá/PE
www.terradesantafe.com.br
Informações: (81) 3341.1400

Hotel Fazenda Portal de Gravatá

BR 232, Km 82- Gravatá/PE
www.portaldegravata.com.br
Informações: (81) 3533.0288/3304.8888

Hotel Villa Hípica
Rua Dr. Amaury de Medeiros, 1000, Boa Vista, Gravatá/PE
http://www.hotelvillahipica.com.br/
Fone: (81) 3533.9600

Serviço
III Festa do cavalo em Gravatá
20 a 24 de maio 
Haras Dr. Luiz Ignácio
BR-232, Km 84, Gravatá
A partir das 08h
Informações: (81) 3327.5377