quarta-feira, 20 de maio de 2009

Recife Convention e Secretarias de Turismo reúnem cem médicos no Seja Um Anfitrião

Foi para uma platéia com cerca de 150 médicos que foi apresentada ontem, no Manhattan, a mais nova etapa do projeto ‘Seja Um Anfitrião’, iniciativa do Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) e as Secretarias de Turismo de Pernambuco e do Recife. A ação consiste em estreitar o relacionamento com instituições classistas para atrair novos eventos ao Estado. Só no ano passado, 13 congressos e convenções foram fechados após o encontro e a estimativa para este ano é de um incremento de 10%.

Ontem, estiveram presentes no evento os secretários de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, do Recife, Samuel Oliveira, o presidente da Sociedade Pernambucana de Hipertensão, Hilton Chaves, e o cirurgião plástico Ivo Salgado, entre outros. Para Ivo Salgado, todo evento que o Recife CVB se torna parceiro acaba muito bem sucedido já que o Convention dá todo o suporte logístico e de divulgação. “O Seja Um Anfitrião é mais um resultado desse perfil do Recife CVB já que orienta os médicos e dá um norte para que os profissionais do setor sejam verdadeiros anfitriões." Já Hilton Chaves acredita que "a iniciativa do Recife CVB e das Secretarias de Turismo é uma das mais felizes e bem resolvidas de todo o Estado, principalmente no que diz respeito à conscientização de entidades classistas”. Além das instituições médicas, o projeto também irá reunir, em mais dois eventos, as entidades de classe e universidades locais, somando um total de 600 pessoas impactadas.

O projeto ‘Seja Um Anfitrião’ nasceu em 2008, fruto de uma ação de benchmarking realizada na cidade de Vancouver, Canadá. “Desde 2005, o Recife Convention já promovia seminários de sensibilização com intuito de atrair novos eventos para o Estado. Porém, em 2008, os encontros ganharam força na concepção do projeto ‘Seja Um Anfitrião’, que segue os moldes internacionais do ‘Be a Host’, projeto executado pelo Vancouver Convention Bureau”, afirma José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife CVB.

No primeiro ano em que o projeto foi executado, durante os três seminários de sensibilização realizados, foram arrecadados 121 formulários com sugestões de eventos que poderiam ser captados para Pernambuco. “Por meio do preenchimento dos formulários entregues nas ocasiões, o Recife CVB captou 13 novos eventos para serem realizados até 2012, devendo atrair cerca de 18 mil participantes e injetando um montante de R$ 9,8 milhões na economia do Estado. Com esta segunda edição, esperamos incrementar esses números em 10% ”, assegura Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife CVB.

Com o aumento no número de eventos no Estado, tendo registrado um acréscimo de 20% na receita de 2007 para 2008, o Centro de Convenções de Pernambuco iniciou obras de requalificação para abrigar novos congressos e feiras. “Pernambuco hoje é um dos maiores destinos para o turismo de eventos no Brasil. Por isso, iniciamos obras de requalificação do CECON, recuperando salas, auditórios, banheiros e instalando sistema de internet sem fio. Num segundo momento, vamos ampliar o Pavilhão de Eventos em 4 mil m² e inaugurar um estacionamento com mais 350 vagas, declara Sílvio Costa Filho, secretário de Turismo de Pernambuco.

Para o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, a capital pernambucana possui as principais características para consolidar-se definitivamente como palco para grandes feiras e eventos. “Recife oferece, além de infra-estrutura, sol, mar, lazer, manifestações culturais, diversidade gastronômica e muito mais, peculiaridades que reforçam o destino como uma excelente opção para o turismo de negócios”, afirma o secretário.

Entre as novidades para este ano, a nova edição também prevê visitas aos organizadores de eventos e promotores de feiras nacionais. “Durante essas ações de relacionamento, apresentamos um material específico para captação de feiras com informações sobre a infra-estrutura de eventos em Pernambuco e segmentos que estão em desenvolvimento no Estado, como os polos gesseiro, de informática, petroquímico, têxtil e o Complexo de Suape. Com esses encontros, o nosso interesse é apresentar a esse público as vantagens de se realizar eventos em Pernambuco, afirma Tatiana.

Turismo de Negócios - Com os números obtidos através da Pesquisa do Perfil Sócio-Econômico do Turista de Eventos, realizada pelo Recife Convention em parceria com a Faculdade Integrada do Recife (FIR), em 2008, Pernambuco recebeu, só com eventos na área médica, a visita de 59.332 turistas de eventos, o que gerou gerando 338.075 diárias nos hotéis da região, um impacto de R$ 125 milhões na economia local.