sexta-feira, 26 de junho de 2009

Café & Artes recebe Cao Guimarães para bate-papo com o tema: “um novo olhar sobre o velho mundo”

“Cada ser humano olha o mundo de uma forma particular. Da mesma forma que todo o nosso corpo, nossos olhos não podem se acomodar. A acomodação é a morte. Da mesma forma que o derradeiro músculo de nosso dedão do pé precisa ser constantemente massageado e instigado para que sobreviva, nossos olhos precisam ser massageados por novas formas de olhar o mesmo mundo”. 

Com essa filosofia, o artista plástico e cineasta mineiro, Cao Guimarães, direciona seu fazer artístico, que se divide entre a fotografia, o cinema e a instalação. Sua visão poética e reflexiva do cotidiano se reflete em sua obra, onde simples imagens do dia-a-dia são manipuladas pelo artista e adquirem um novo significado, uma visão inusitada.

É com esse olhar instigante sobre o cotidiano, e para discutir a relação entre as artes plásticas e o cinema, que o cineasta Cao Guimarães conduzirá o bate-papo com o público no Projeto Café & Artes desta terça-feira, 30 de junho, às 19h30, no Mezanino da Livraria Café da Travessa (Rua Pernambuco, 1286 – Savassi), em Belo Horizonte (MG). Para ilustrar esse olhar sobre o dia-a-dia, o artista apresentará seu mais recente trabalho, uma série fotográfica intitulada “Gambiarras”. A entrada é franca.

Cao Guimarães já expôs seu trabalho em diferentes museus e galerias como Tate Modern, Guggenheim Museum, Museum of Modern Art NY, Gasworks, Frankfurten Kunstverein, Studio Guenzano, Galeria La Caja Negra e Galeria Nara Roesler, e participou da Bienal Internacional de São Paulo. Seus filmes já participaram de diversos festivais, como Festival de Locarno, Festival de Cannes, Festival Internacional de Documentários de Amsterdam – IDFA, Las Palmas de Gran Canaria International Film, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre outros.

O Café & Artes, coordenado pelo professor Guaracy Araújo, é uma iniciativa cultural do Centro Universitário UNA em parceria com a Livraria Café da Travessa. Lançado em abril, o projeto busca aproximar o público mineiro de atividades culturais de qualidade, de forma descontraída, sempre com a presença de renomados intelectuais de diferentes áreas do conhecimento.   

Serviço
Agenda Cultural: Projeto Café & Artes com Cao Guimarães
 
30 de junho
Às 19h30
Livraria Café da Travessa 
Rua Pernambuco, 1286, Savassi, Belo Horizonte – MG
Informações: (31) 3223.8092/ (31) 3508.9133
Entrada Franca