terça-feira, 23 de junho de 2009

Feira do Choro apresenta o grupo “Sarau Brasileiro”

Sarau Brasileiro - Foto do Rogério Franco

O grupo ‘Sarau Brasileiro’ é o convidado do Instituto Cultural Aletria para animar a Feira do Choro deste sábado, dia 27 de junho. A apresentação tem início às 13h e o grupo interpretará músicas executadas com solos de instrumentos variados como flauta, bandolim, cavaquinho e violão.

O Sarau Brasileiro surgiu no final da década de 1980 e lançou seu primeiro CD em 2001, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O grupo é formado por Hélio Pereira (Bandolim), Geraldinho Alvarenga (Violão), Magela (Violão sete cordas), Isaías (Pandeiro) e para a apresentação contará com a participação especial de Juliana D’Ávila (flauta).

O grupo ganhou o Troféu Pró-Música ‘Os melhores da música de Minas Gerais’ – ano IV – 1998, como melhor Conjunto Musical MPB e já participou de gravações de CD’s do cantor e compositor Paulinho Pedra Azul e do músico Waldir Silva. Também acompanhou a cantora Emilinha Borba e o coral Voz e Cia e se apresenta, constantemente, em projetos musicais importantes em Minas Gerais.

O repertório do show tem como base composições de autores brasileiros e ritmos que passam pelo choro, maxixe, choro-canção, valsa brasileira e samba-canção. Na Feira do Choro, apresentará músicas de Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, Bonfíglio de Oliveira, Zé Menezes, Toquinho e Vinícius, Onorino Lopes, Luiz Bonfá, além de composições próprias.

A Feira do Choro faz parte da revitalização da Feira Tom Jobim, acontece sempre após a Feira de Histórias e tem entrada franca.

Além da música, durante a Feira do Choro o Instituto Cultural Aletria apresenta curiosidades, fatos pitorescos e registros históricos do choro, com o objetivo de ampliar a troca de informação com o público sobre o estilo musical. Quem se interessar em conhecer um pouco mais sobre o chorinho, ou que tenha informações interessantes para compartilhar, podem escrever para o Instituto Cultural Aletria, através do e-mail aletria@aletria.com.br ou entregar a pergunta no dia do evento, na própria feira. A equipe do Instituto irá pesquisar a respeito e divulgar as informações na Feira do Choro.

Serviço
“Feira do Choro” – “Sarau Brasileiro”
27 de junho 
Das 13h às 15h 
Av. Bernardo Monteiro, s/n, Funcionários, Belo Horizonte – MG
Informações: (31) 3296.7903
www.aletria.com.br
Entrada Franca