Pela primeira vez, o valioso acervo de documentos, fotos, textos, vídeos e áudios do Memorial Luiz Gonzaga, vai sair da casa, onde funciona no Bairro de São José, para ocupar espaço no Plaza Shopping, de 15 até 30 deste mês, com a exposição Lua Gonzaga, promovendo uma reflexão sobre a importância do Rei do Baião, para a Música Popular Brasileira. A abertura da mostra será às 10h, no piso L3 Passarela, do Centro de Compras e ficará aberta a visitação, de segunda a sábado das 10h às 22h. E aos domingos das 12h às 20h.
A mostra, com curadoria da historiadora e gerente do MLG, Leda Dias, integra a programação do São João 2009 da Cidade do Recife e inaugura também o projeto Memorial Itinerante, que a partir do 2° semestre deste ano, promoverá um circuito permanente em espaços públicos, centros educacionais e de eventos do Recife e outras cidades de Pernambuco.
A exposição Lua Gonzaga, cujo título se refere ao apelido que Luiz Gonzaga recebeu pelo formato arredondado do seu rosto, terá quatro temáticos: A Apresentação introduzirá o visitante no tema e apresentará o Memorial Luiz Gonzaga com ponto de acesso virtual; a Origem enfoca o Sertão, onde Gonzaga nasceu e forjou suas tradições, e a sanfona de 8 baixos; O Artista traduzirá a musicalidade e as interferências de Gonzaga em nossa cultura; O Homem apresenta as relações familiares de Luiz Gonzaga, e sua compreensão da vida.
Além disso, aos sábados e domingos, das 18h às 20h, o sanfoneiro Divino do Acordeon executará músicas de Luiz Gonzaga em solos de sanfona, permitindo que os visitante apreciem a sonoridade do instrumento, o trabalho dos baixos na mão esquerda e a beleza das melodias do repertório gonzaguiano.
Rei do Baião - Representante maior da música popular nordestina, Luiz Gonzaga interferiu decisivamente na trajetória da música brasileira ao introduzir no cenário nacional os ritmos do sertão do nordeste – toadas, xotes, xamegos, baiões, xaxados, marchinhas, emboladas.
Ao reencontrar-se com suas raízes musicais, ajudou a plasmar a identidade nordestina no imaginário do Brasil, imprimindo ao acordeom das valsas e tangos, a partir da década de 40 do século XX, uma nova musicalidade. Então, como sanfona, o instrumento adquiriu nova personalidade.
Na sua busca obstinada pela essência sertaneja, Luiz Gonzaga encontrou nos arquivos da memória os instrumentos musicais para compor uma orquestração diferenciada, com o sotaque de sua terra, criando o primeiro trio de sanfona, zabumba e triângulo. Na vestimenta dos cangaceiros e vaqueiros encontrou sua personalidade estética.
Memorial Luiz Gonzaga - O Memorial Luiz Gonzaga (MLG) é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife cujo principal objetivo é preservar e divulgar o maior legado de Luiz Gonzaga, sua obra musical, e tudo o que o envolve, conjunto patrimonial imaterial que revolucionou a música no Brasil das décadas de 40 e 50 do século XX, e contribuiu decisivamente para a formação da noção de nordestinidade no cenário cultural brasileiro. Foi inaugurado em 02 de agosto de 2008.
O MLG objetiva ser um centro de memória e pesquisa que ofereça aos seus visitantes casuais, pesquisadores e turistas não apenas informações provenientes de seu acervo físico e projeto expográfico, mas também seja um centro receptor e difusor do conhecimento produzido sobre a obra do Rei do Baião, estabelecendo ligações e convênios com instituições afins, utilizando os recursos da tecnologia da informação com perfil dinâmico e propositivo.
O acervo atual do MLG foi constituído com a aquisição da Coleção de Mávio Holanda pela Prefeitura da Cidade do Recife, formada por discos raros de 78 rpm, LongPlays, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos, e arquivos de áudio em formato MP3. Constitui uma coleção singular do MLG o conjunto de documentos cedidos para replicação pelo Parque Aza Branca, construído pelo Mestre do Araripe em seu torrão natal, na cidade de Exu - fotos, partituras e álbum de recortes. Além desta, há a Coleção Zédantas, doada por sua viúva, Iolanda Dantas e a coleção Zé Marcolino.
Consciente de que a tarefa educativa é uma responsabilidade de toda instituição que detém acervo patrimonial de uma comunidade, e que a educação é o melhor caminho para a perpetuação das tradições culturais, o MLG também propõem cursos, palestras e eventos semelhantes no âmbito do universo de sua referência. O Memorial Luiz Gonzaga fica no Pátio de São Pedro, bairro de São José, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Serviço
Exposição Lua Gonzaga
De 15 a 30 de junho
Plaza Shopping
Rua Dr° João Santos Filho, 255, Casa Forte
Acesso gratuito
Informações: (81)3265.8100