Refeições a base de papinhas, sopas e mingaus, são freqüentemente direcionados para pessoas da chamada “maior idade”, já que não exigem uma mastigação eficiente.
O fator primordial para uma vida mais saudável é a maior absorção de nutrientes. A medicina cada vez mais exige uma reformulação de dietas para obter uma longevidade maior e, com qualidade de vida superior.
A trituração dos alimentos, junto com os diversos componentes da saliva promoverá a formação de um produto bem triturado, o que indica uma fácil deglutição e absorção pelo sistema digestivo.
Estudos independentes atuais, realizados no Japão e Inglaterra, países de ponta na "terceira idade", avaliaram milhares de idosos e, concluíram que aqueles que tinham uma mastigação com dentes fixos , tinham potencial de ingerir melhor os ingredientes em suas dietas e tinham longevidade claramente aumentada em relação as pessoas desdentadas, com menos patologias presentes e melhor qualidade de vida e também tinham mais prazer em sorrir e apreciar os alimentos com plena capacidade gustativa.
A perda da dentição nos idosos está relacionada a ação do envelhecimento que assim como no organismo, desgastam também as estruturas orais, prejudicando o sorriso e a mastigação. Para a resolução desse problema, eles recorrem ao uso das populares dentaduras móveis, que muitas vezes causam grande desconforto pela falta de apoio mandibular. O uso indevido deste tipo de prótese aumenta o processo de perda óssea e pode dificultar consideravelmente a reabilitação da maioria dos idosos.
Hoje não só as pessoas da terceira idade buscam a estética e a função mastigatória eficiente, mas também os jovens e adultos. Existem tratamentos disponíveis para recuperar dentes perdidos e para substituir a dentadura. O aconselhável é que ao perder os dentes, o paciente procure um profissional especializado para saber a possibilidade de implantá-los, barrando assim, o processo da perda óssea.
Atualmente muitas dessas pessoas, após um diagnóstico com o dentista, estão aptos a receber uma dentição fixa, através do implante e da prótese sobre implante, sendo mais confortável e o melhor, podendo, também, optar pela técnica de carga imediata que se trata da instalação dos implantes e colocação dos dentes fixos em 72 horas.