terça-feira, 23 de junho de 2009

Volvo S40 recebe o Carro Verde do Ano em Londres

S40 DRIVe 2

O Volvo S40 1.6D DRIVe recebeu em Londres o prêmio Carro Verde do Ano 2009, concedido anualmente pela revista britânica What Car, principal guia de compras de carros do Reino Unido. A premiação foi entregue pelo prefeito da capital inglesa, Boris Johnson, em cerimônia realizada no London City Hall. Além de vencer na categoria de carros de passeio pequenos, superando concorrentes como BMW 118 e Ranault Megane, o sedã da Volvo ficou com a primeira colocação na classificação geral, à frente de modelos como o Audi A8 e o Mini Cooper S.

Com nível de emissões de CO2 de apenas 104g/km2 e relação de consumo de 25 quilômetros por litro, o S40 1.6D DRIVe foi apontado pela comissão julgadora como o carro com a melhor combinação de aspectos como baixas emissões, praticidade, segurança e prazer ao dirigir. “O Volvo S40 DRIVe é, de fato, um carro ecologicamente correto. Suas baixas emissões não comprometem qualidade, segurança ou dirigibilidade e isso tem um grande valor. É tudo o que buscamos encontrar no Carro Verde do Ano”, explica Steve Fowler, editor da revista What Car.

“A Volvo tem um compromisso forte com atividades voltadas ao meio ambiente e a empresa trabalha forte para reduzir a emissão de carbono em todos os carros, focando a produção em saúde e reutilização de materiais”, acrescenta Stuart Kerr, presidente da Volvo da Europa.

“O recente lançamento da linha DRIVe permite que a Volvo ofereça carros de médio porte com os mesmos níveis de emissão e consumo dos carros pequenos dos nossos concorrentes. Esse importante prêmio é o reconhecimento do ideal da Volvo de fabricar carros com o maior índice possível de eficiência”, conclui Kerr. A linha DRIVe da Volvo inclui ainda os modelos C30, V50, V70, S80, XC60 e XC70.

Tecnologia Start/Stop - Uma das inovações implementadas pela Volvo na linha DRIVe para reduzir ao máximo as emissões de CO2 é a função Start/Stop. Quando o motorista para o carro e coloca o câmbio na posição Neutro, o motor é automaticamente desligado. Ao acionar a embreagem, o motor é religado. A função Start/Stop monitora também o nível de conforto dentro da cabine, acionando o ar condicionado, por exemplo, quando a temperatura sobe no interior do veículo.

O sistema conta com uma pequena bateria adicional que fornece energia extra para a bateria principal do carro, permitindo que o motor seja ligado e desligado de forma suave. A tecnologia Start/Stop está presente também nos modelos Volvo C30 Sports Coupe DRIVe e V50 Sportswagon DRIVe e garante mais de 175 mil ciclos de acionamento do motor.