Prefeitos de 11 municípios brasileiros assinaram na última terça-feira, 14, em Brasília, um convênio de adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), junto com o ministro da Justiça, Tarso Genro. Os prefeitos dessas localidades vão poder apresentar projetos na área de segurança pública, de acordo com as necessidades locais, para serem analisados e financiados com recursos do Ministério da Justiça.
A Capital do Agreste foi escolhida entre 326 cidades de todo o país. “Conseguimos incluir Caruaru no Pronasci, após um trabalho de aproximação que foi realizado pela PMC junto ao Ministério da Justiça, com a participação mais efetiva da Autarquia de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Destra), Secretaria Especial da Mulher e Secretaria de Educação, com o objetivo de que nosso município pudesse ser incluído dentro deste programa de captação de recursos do Governo Federal”, explica o diretor-presidente da Destra, coronel Clovis Cavalieri.
A pedido do Gabinete do Ministro da Justiça, a Destra preparou uma justificativa da cidade, denominada “Diagnóstico Analítico do Município de Caruaru”, apresentando em seu conteúdo os motivos pelos quais Caruaru merecia ter esta oportunidade do Governo Federal de participar do Pronasci. “Nossa justificativa foi aceita e consideramos um grande passo para a consecução de nossas metas já traçadas para o desenvolvimento de nossa cidade”, conclui Cavalieri.
Uma segunda etapa da parceria acontece no período de 17 a 24 de julho, quando os municípios integrados ao programa deverão enviar através do SICONV – Sistema de Contratos e Convênios para Recursos de Repasses – seus projetos já elaborados para análise e aprovação. Ao todo, Pernambuco possui sete integrantes no programa - Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, e, agora, Caruaru e São Lourenço. Para o desenvolvimento do programa, o governo federal investirá R$ 6,7 bilhões até o fim de 2012.
Estiveram presentes em Brasília: o prefeito de Caruaru, José Queiroz de Lima, o deputado federa,l Wolney Queiroz, o diretor-presidente da Destra, Clovis Cavalieri e a secretária especial da mulher, Louise Caroline.