quinta-feira, 30 de julho de 2009

Paizão: mostra fotográfica com raízes da arte publicitária, comemora Dia dos Pais, no Plaza

Um trabalho fotográfico curioso. Que foge dos modelos tradicionais e explora a criatividade das montagens de imagens, recurso técnico de grande valia para peças de publicidade ou mostras artísticas. Portanto, a exposição Paizão assinada pelo pernambucano Max Levay alusiva ao Dia dos Pais, no piso L3 do Plaza Shopping, em Casa Forte até o próximo dia 9 de agosto, ousa pela criatividade ao retratar nomes de recifenses conhecidos junto aos seus rebentos, em formatos inusitados, como crianças nas mãos dos pais e filhos colocados estratégicamente em cima da mesa de trabalho, que mais lembram cenas do filme americano de sucesso, Querida, Encolhi as Crianças, de 1989 em que uma máquina de miniaturizar objetos encolhe os filhos do cientista que a inventou.

A exposição Paizão revela, portanto, a arte e a sensibilidade desse fotógrafo de formação publicitária , com passagem por algumas das maiores agências de publicidade do mercado local e com trabalhos para outras de cunho nacional. “Desde criança gosto de fotografar. Realizei meus primeiros trabalhos com ensaio sobre o Recife e Olinda, em uma câmera básica herdada de meu pai. Em 2003 me especializei em fotografia publicitária, em São Paulo”, lembra Levay. Com prêmios nacionais e trabalhos publicados em revistas especializadas, ele contabiliza vitórias como a de vencedor do Concurso do Guaraná Kuat, com foto escolhida entre milhares do Brasil e teve ainda seus trabalhos fotográficos explorados no uso de comerciais de Ongs e revistas brasileiras.

A exposição em pauta revela no Plaza Shopping 17 fotos-montagem coloridas em tamanho 50X60. Entre os fotografados, pais recentes e pais de filhos adultos, alguns que comungam a mesma profissão ou não. Entre estes, o cantor Silvério Pessoa, com seus pequenos, Pedro Luis Pessoa e Marina Pessoa; Vital Correa com o humorista Murilo Gun; o jornalista Beto Café com a filhinha Déborah Barros; o chef Joca Pontes com os pimpolhos João Pedro e Francisco Pontes; o cabeleireiro Edelson Barbosa com Tyne Barbosa, o advogado Antonio Campos com Marco Antônio e Luiz Felipe Campos, o arquiteto Guilherme Eustáchio com a filha adulta Catarina Eustáchio Macedo; o dentista Adilson Torreão Filho com Rafaella Torreão; os empresários Gustavo Dubeux com Gustavo Dubeux Júnior; o empresário Rodrigo Longman, um dos proprietários da academia R2, com Felipe Longman; Dr. Lucilo Ávila com Lucilo Ávila Jr.; José Maria Vilaça com Manoella Vilaça; Ricardo Carvalho com Carol Carvalho; Eustácio Vieira com Marcelo Vieira, o publicitário Queiroz Pai com seu sucesso na agência Ampla, Queirozinho Filho, Max Levay com Gabriela Levay , João Levay e Arthur e Silvio Botelho, o bonequeiro de Olinda com seu filho Túlio César Botelho.

“Fiz questão de cravar o humor nesse novo trabalho. E retratar com leveza a relação Pai X filho”, diz o fotografo Max Levay sobre as fotografias-montagens. Talvez por isso mesmo, os pais dessa sobras venham, em tamanho gigante e os filhos sempre em posições superpostas e, em miniaturas. É como se o artista transmitisse o tamanho que é o aprendizado, o amor, o respeito, o eterno agradecimento, a confiança dos filhos para com seus pais: Gigante, em tamanho enorme. Os registros dão uma idéia de como a gente pode brincar com as imagens, de forma séria e ao mesmo tempo descontraída. A mostra fica em cartaz no horário de funcionamento do Plaza, de segunda a sábado, das 10h às 22h. E aos domingos das 12h às 20h.

Serviço
Exposição Paizão
Até 09 de agosto
Plaza Shopping
Rua Dr° João Santos Filho, 255, Casa Forte, Recife – PE
Acesso gratuito
Informações: (81)3265.8100