sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Exposição de orquídeas no Pátio Savassi comemora Dia dos Pais

Como parte das comemorações do Dia dos Pais, o Pátio Savassi, em parceria com a Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte (SOBH), realiza nos dias 07, 08 e 09 de agosto a 5ª edição da Exposição de Orquídeas realizada no shopping. O evento tem entrada gratuita e ocorrerá no piso L3.

Apesar de parecer um hábito feminino, o cultivo de orquídeas no Brasil é um hobby predominantemente masculino. Dos cultivadores, 70% são homens. Para explicar a preferência masculina pelas plantas, o vice-presidente da SOBH, Coronel Euro Magalhães, explica que “as mulheres em geral são mais ansiosas, querem ver a planta florir de imediato. Já os homens, quando o assunto são orquídeas, conseguem esperar e gostam de sentir a expectativa de não saber quais são as flores que vão sair e suas cores”.

A exposição também faz parte das comemorações dos 60 anos da Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte. A SOBH surgiu com o objetivo de reunir os amantes de orquídeas para divulgar os conhecimentos sobre as plantas e promover estudos sobre a reprodução e cultivo das orquídeas.

Como cuidar de uma orquídea
Orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de côco e ainda em madeira ou mesmo em árvores, terra ou pedra, dependendo da espécie. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta. Apesar de gostar de umidade, ventilação e claridade, as orquídeas não suportam ficar expostas diretamente ao vento, sol e chuva.