segunda-feira, 31 de agosto de 2009

IRB movimenta, em setembro, oficina de formação de contadores de histórias

Vivemos cercados de histórias. Reais ou fictícias, essas informações nos bombardeiam a cada minuto e, nada mais legal do que escutá-las, por quem sabe, de fato, contá-las. Os interessados em se capacitar na arte de contar histórias tem a oportunidade única de aprender todos os segredos desta “brincadeira séria”, que virou profissão, de 15 a 18 de setembro, no Instituto Ricardo Brennand.

A ação educativa do complexo cultural, na Várzea, movimenta a oficina de Formação de Contadores de Histórias, em dois turnos, com duas turmas distintas, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com carga horária de 12 horas, divididas em quatro encontros. A atividade, que será comandada pelo grupo Os Tapetes Contadores de História, é voltada para professores, artistas, arte-educadores, psicólogos, sociólogos, arte terapeutas, pais, avós e jovens, a partir dos 14 anos.

O ator e expert na área de contação de histórias, Carlos Eduardo Cinelli, que é um dos coordenadores da trupe, traz na bagagem formação em Artes Cênicas pela UniRio. Durante o curso os participantes passam por uma série de dinâmicas em torno das práticas narrativas, do diálogo entre narração e animação de formas, e a criação de suportes plásticos.

Utilizando tapetes, malas, aventais, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares, o grupo, há 10 anos na estrada, produz e realiza sessões de histórias, espetáculo, oficinas e exposições interativas a fim de despertar o gosto das crianças e jovens pelas artes e leitura.

O grupo mescla narração oral, animação de formas e teatro, e desenvolve uma linguagem singular que vem proporcionando ao público infantil e juvenil novas qualidades de experimentação estética. A trupe é referência na pesquisa sobre o diálogo entre oralidade e artes plásticas, intersecções entre texto e têxtil, e das manifestações plásticas que os povos criam como cenários para seus contos. Devido a credibilidade do trabalho desenvolvido pela trupe, eles carregam no currículo visitas a cidades do Brasil, Espanha, Portugal, México, Argentina, Chile e Peru.

Profissional multifacetado, Cinelli atua no grupo como artista plástico no desenho e costura das obras do projeto. O profissional, em sua adolescência, estudou também desenho, pintura e gravura em metal e aprendeu a costurar seguindo os conselhos da mãe e da avó. Atualmente tem participado de diversos festivais, congressos e encontros de contadores de histórias, literatura infanto-juvenil, teatro e animação de formas no Brasil, México, Espanha, Portugal, Argentina e Peru.

A programação da oficina é subdividida em dois tópicos: formação de contadores de histórias e planejamento, confecção e ensaio com os cenários. Na formação utiliza-se práticas e múltiplas narrativas, recursos disponíveis do contador de histórias, qualidade do comprometimento com as histórias, ritmo e musicalidade da palavra, análise das características estruturais e estilísticas dos contos, manipulação de objetos, discussões temáticas e formação de repertório. No planejamento acontece a análise espacial dos contos, noções de composição de texturas, fabricação dos suportes e ensaio com os materiais criados.

As inscrições serão realizadas mediante depósito bancário identificado na conta Bradesco, na agência 0289-5. C/c 120.264-2 , favorecendo o Instituto Ricardo Brennand e, só serão validadas, após o envio do comprovante de depósito, juntamente com nome, e-mail e telefones do inscrito, pelo fax: 2121.0368 ou digitalizado pelo e-mail: cursos.projetos@institutoricardobrennand.org.br, até 10 de setembro.

Serviço
Oficina de Formação de Contadores de Histórias
15 a 18 de setembro
Turma 1: Das 9 às 12 horas
Turma 2: Das 14 às 17 horas
Investimento: R$ 150,00 (com todo material incluso)Informações: (81) 2121-0354