quinta-feira, 8 de outubro de 2009

104 apresenta exposição de desenhos de Carole Rayon feitos no Rio de Janeiro

A artista plástica francesa, Carole Rayon, 35 anos, visitou o Brasil em 2008 e passou um mês no Rio de Janeiro. Como tem o hábito de desenhar tudo que chama a atenção em suas viagens, fez um rico registro da cidade maravilhosa, destacando paisagens, pessoas, favelas, ruas e bares. De volta à França, selecionou alguns desenhos e fez um diário de viagem, lançando um novo olhar sobre o Rio de Janeiro.

Esta seleção de desenhos em preto e branco compõe a exposição ‘O Rio dos sonhos de Carole Rayon’, que será apresentada em Belo Horizonte, no Espaço 104, de hoje até o dia 17 de outubro na Praça Rui Barbosa, 104, Centro, de terça-feira a sábado, de 14h às 21h, com entrada franca.

A exposição – composta de 70 desenhos, 32 pinturas, 2 livros e 3 postais - faz parte da programação de eventos comemorativos do Ano da França no Brasil. Carole Rayon participará ainda de uma palestra, no dia 14, às 18h; e de oficinas de desenho, entre os dias 8 e 14/10, também no Espaço 104. Informações e inscrições com a Aliança Francesa, (31) 3291.5187 ou 3292.6818.

O diário - Após voltar para a França e criar seu diário de viagem, Carole Rayon contou com a ajuda de dois amigos brasileiros, os poetas Dado Amaral e Beto Valente, que acrescentaram textos poéticos aos desenhos em preto e branco.

O produto final das impressões da artista francesa sobre a cidade maravilhosa chamou a atenção das editoras e acabou virando um ‘livro-obra de arte’, com unidades confeccionadas individualmente. O lançamento foi feito em Paris, em fevereiro, e no Rio de Janeiro, em abril último.

A artista - Nascida em Borgonha, Carole Rayon vive e trabalha em Paris como artista desde os 20 anos. A pintura e o desenho sempre foram “o coração de sua vida”. Seu trabalho artístico é plural, atuando também como cenógrafa de ópera e de dança contemporânea e com manipulação de marionetes. Seu trabalho artístico se articula em torno de uma pintura expressionista, gestual e de visões oníricas, além da prática diária do desenho.

Atualmente, trabalha sobre o valor dos pássaros voando, caindo... Uma expressão da liberdade, que brota na forma de imagens oníricas que permeiam toda a sua pintura. A artista irá expor suas aves em queda também na pintura a óleo, na Galerie du Cinema l'Entrepôt, em Paris, no início de 2010.

Serviço
Exposição “O Rio dos Sonhos”, de Carole Rayon
Até 17 de outubro
Espaço 104
Praça Rui Barbosa, 104, Centro, Belo Horizonte – MG
De terça-feira a sábado
Das 14h às 21h
Entrada franca
Informações: Aliança Francesa (31) 3291.5187 ou 3292.6818