quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Estação Pátio Savassi amplia debate sobre ‘Política e redes sociais’

O tema ainda é atual e polêmico, e o que se sabe até o momento é que as medidas restritivas ao uso da internet para campanhas políticas vêm dividindo opiniões. Tal projeto de lei coloca, de um lado, o alto escalão do governo brasileiro, e de outro, a sociedade, alimentando a discussão em torno da liberdade de expressão nas mídias digitais.

Para conversar sobre o assunto, e analisar o alcance e limites do uso político da web, em campanhas e fora delas, o projeto Estação Pátio Savassi recebe o Professor da UFMG e Doutor em Ciências Políticas, Bruno Reis, para a palestra gratuita ‘A política, as redes sociais e a Web 2.0’. O encontro com o público será neste sábado, 03 de outubro, a partir de 11h, no Pátio Savassi.

Segundo Bruno Reis, a especulação sobre os impactos políticos da internet tem atraído muito a atenção, principalmente a partir da proliferação das redes sociais características da chamada Web 2.0 e, sobretudo, com a vitória de Barack Obama nas eleições americanas de 2008. O presidente dos EUA virou notícia pelo bom uso das mídias sociais como canais de mobilização do eleitorado.

“A web abre um extenso leque de possibilidades para a ação política, incluindo variados aspectos, como discussão, mobilização, organização, financiamento, e a mera análise da informação política”, destaca Bruno.

Sobre Bruno Reis - Doutor e Mestre em Ciência Política, Professor de Ciência Política da UFMG e diretor acadêmico da Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP.

O ‘Estação Pátio Savassi’, que em outubro analisa o tema ‘Quero saber sobre Internet: política, ciência e educação’, é um projeto do Shopping Pátio Savassi, com coordenação da Estação do Saber e curadoria de Júlia Andrade Ramalho Pinto. O objetivo é promover bate-papos descontraídos sobre assuntos do mundo contemporâneo, com presença de intelectuais, escritores e renomados especialistas.

Rede social - O público pode acompanhar as palestras pelo Twitter (www.twitter.com/arpjulia), onde são postadas frases e comentários ao vivo. Quem quiser ampliar o tema discutido pode participar do fórum no site: www.estacaodosaber.art.br. Nestes ambientes, o objetivo é formas redes sociais que discutam temas relativos à cultura.

Serviço
Estação Pátio Savassi - ‘A política, as redes sociais e a Web 2.0’
03 de outubro
Às 11h
Anfiteatro do Pátio Savassi
Av. do Contorno, 6061, Savassi, Belo Horizonte – MG
SAC Pátio Savassi: (31) 3263.8500
Site: www.patiosavassi.com
Entrada Franca