quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Leitura Pátio Megastore lança dois volumes do livro “A História das Construções”

A fabricação das primeiras ferramentas, a partir de pedras vulcânicas, destinadas à caça pesca e defesa, como facas, lanças e machados, ainda na era paleolítica, contribuiu para o surgimento das primeiras construções. Inicialmente, com a confecção de malocas nas cercanias das grutas e cavernas, ou mais distantes, com a construção de abrigos temporários.

A partir da análise deste período da evolução da humanidade, o engenheiro civil, José Celso da Cunha, lança os dois primeiros volumes da série “A História das Construções”, no dia 20 de outubro, às 19h, na Livraria Leitura Pátio Megastore. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

Resultado de uma vasta pesquisa sobre o tema, José Celso descreve, nos livros, de forma acessível a todo leitor, os avanços técnicos presentes nas obras deixadas em vários sítios arqueológicos do mundo, como registro da trajetória do homem na conquista dos espaços e da natureza.

As obras, em três volumes, numa seqüência não necessariamente geográfica, cronológica ou atemporal, procuram identificar o aparecimento de novas técnicas e procedimentos construtivos que alavancaram o avanço da arquitetura e da engenharia.

O primeiro volume de “A História das Construções: da idade da pedra lascada até as pirâmides de Dahchur”, trata especialmente do início da arquitetura e da engenharia, mostrando como surgiram as primeiras manifestações humanas que contribuíram para o início das construções.

O segundo volume da série “A História das Construções: das grandes pirâmides de Gisé ao templo de Medineh Abut” contempla estudos sobre os avanços técnicos que consolidaram o emprego da pedra na construção e permitiram a realização de grandes obras da arquitetura e da engenharia, suportes que garantiram esses avanços.

José Celso parte das obras das Grandes Pirâmides de Gisé, passa pelas construções das primeiras civilizações do Peru, posteriormente por Creta, na Grécia, e retorna ao Egito, analisando as construções do Novo Império. Tudo isso com dados técnicos baseados em suas pesquisas e observações de viagens pelo mundo.

Sobre o autor - José Celso da Cunha é engenheiro civil, Doutor em Mecânica dos Solos Estruturas pela École Centrale de Paris (ECP) e pelo Centre d’Études et des Recherches du Bâtiment et des Travaux Publics (CEBTP), Paris, França. É autor de “Palace II – A Implosão Velada da Engenharia”. Pesquisador e interessado pela história das construções, ele percorreu inúmeros sítios arqueológicos em vários países do mundo, buscando subsídios técnicos, gráficos e fotográficos para compor esta série de livros sobre o tema.

Serviço
“A História das Construções” de José Celso da Cunha
20 de outubro
Às 19h
Espaço Cultural Terraço Leitura
Av. do Contorno, 6061, Savassi, Belo Horizonte – MG
Entrada Franca