quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CD une a poesia kaótica de Jorge Mautner com a cultura popular do Maracatu Estrela de Ouro

O CD Maracatu Atômico Kaosnavial que representa o encontro do cantor e compositor Jorge Mautner (conhecido como o Profeta do Kaos) com o Movimento Canavial, simbolizado pelo Maracatu Estrela de Ouro, de Aliança, será lançado no próximo sábado, dia 5, a partir da meia-noite, no Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata, dentro da Celebração do Canavial, atração do Festival Canavial. O lançamento encerra o festival, iniciado no último dia 20, em Vicência e realizado também em Condado, Aliança e Goiana, cidades da Zona da Mata Norte do Estado.

O primeiro encontro de Mautner com os representantes do movimento canavial ocorreu no Festival Canavial de 2006, na cidade de Nazaré da Mata, terra dos Maracatus Rurais. O Profeta do Kaos interagiu logo de cara com a arte popular pernambucana e demonstrou encantamento através de sua poesia:

“Não somos aqueles que lambem o resto de açúcar e suor do tacho. Somos a ponta da lança brilhando e jogando trincheira abaixo a escravidão da Zona da Mata, que insiste em calejar as mãos, envenenar os pulmões, rios, barreiros e ribeirões. Somos o caldo de cana da cultura. O cara sentado na praça assobiando e cantando a cantada de agora, contemporânea, como tudo que há”.

Criador de Maracatu Atômico com seu parceiro Nelson Jacobina em 1973, Mautner mergulhou de cabeça e emoção na cena cultural do canavial e profetizou “Aqui é o futuro e o presente. A amalgama libertária e profunda vinda dos canaviais, representada pelo Maracatu e Mestre Duda”. No trabalho, Jorge Mautner convidou Afonjah, do Rio de Janeiro, para fazer a ligação de percussões e poesias embaladas por cirandas, cocos e sambas.

Nessa fusão ‘kaótica’ e canavieira, o violino, a guitarra e baixo, entraram para adocicar uma música subversiva por natureza, porque subverte o que o folclore impôs ao povo. Participam ainda do trabalho, Carlos Trilha, com seu toque de sonoridade, e TT Catalão, de poesia rara, tendo na apresentação, Célio Turino. Para Mautner, este é um CD que sinaliza os novos tempos, um misto de loucura cultural de encanto e beleza.

“Entre na mata e veja os leões, cambindas e cambadas de mulheres de tejucupapo impregnadas de arte decorrente, de corrente dos tempos da Goiana que liberaaaaatou escravos e que novamente busca outra liberdade. Liberdade da poesia, da arte, da cultura que cultua a jurema, o exu e a pomba gira”, declama..

O CD Marcatu Atômico – Kaosnavial presta homenagens ainda a Capiba, Chico Science e Mestre Salu. “Vem para marcar a interação estética desses artistas acostumados a surpreender o Brasil, ou melhor, acostumados a mostrar o Brasil ao Brasil”, ressalta Afonso Oliveira, idealizador e coordenador da trilogia Maracatu Atômico – Kaosnavial.

Sobre Jorge Mautner - Polêmico e provocativo, Henrique George Mautner ou simplesmente, Jorge Mautner, lança o CD Maracatu Atômico kaosnavial, na programação do Festival Canavial 2009, parceria com o Maracatu Estrela de Ouro, de Aliança, cidade da Mata Norte pernambucana. O grupo é comandado pelo Mestre Zé Duda, 71 anos, símbolo de dedicação a esse ritmo que foi premiado dia 25 último pela Funarte, órgão do Ministério da Cultura.

Jorge Mautner nasceu no Rio de Janeiro, mas foi para São Paulo com 7 anos. Aos 12 fundou um partido político. Adorava Einstein, matemática, física, poesia, filosofia: tudo o que provoca reações alérgicas na maioria dos estudantes. “Nunca brinquei quando criança, só depois de adulto”, diz, rindo.

Soldadinhos de chumbo, por exemplo, serviam para discutir estratégias de batalha. Segundo o amigo artista plástico José Roberto Aguilar, ele sempre foi retraído. “Não podia ser uma pessoa normal”, ironiza Mautner. Filho de pai judeu e mãe católica, Mautner foi criado por uma babá adepta do candomblé e teve padrasto protestante. De todos aprendeu grandes lições e se transformou numa das figuras mais provocativas do meio cultural brasileiro.

'Maracatu Atômico' é o maior sucesso de Jorge Mautner - que já teve interpretações marcantes de Gilberto Gil e Chico Science. As letras oscilam entre temas pertinentes como racismo, terror, morte e sensualidade. Agora vem a fusão com o Movimento Canavial que é representado pelo Maracatu Estrela de Ouro.

Perfil do Maracatu Estrela de Ouro – Mestre Zé Duda

O Ponto de Cultura Estrela de Ouro, de Aliança, é um projeto financiado com recursos do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, através do FNC – Fundo Nacional de Cultura e pelo Governo de Pernambuco, através do FUNCULTURA – Fundo de Incentivo a Cultura da Secretaria de Educação e Cultura. Apoiam o projeto o Promata e a Prefeitura Municipal de Aliança.

Localizado na PE – 62, no sítio Chã de Camará, o Ponto de Cultura Estrela de Ouro é um ambiente que carrega uma importante história da cultura popular e o surgimento de grupos de forte expressão da música pernambucana. Nesse local o Mestre Batista criou o Cavalo Marinho e o Maracatu Estrela de Ouro e, depois, José Lourenço, seu filho, criou o Coco Popular de Aliança e a Ciranda Rosas de Ouro.

Diversas ações já estão sendo desenvolvidas com a comunidade do Sítio Chã de Camará. Os resultados dessas atividades começam a aparecer e em breve serão lançados diversos produtos com grupos culturais do Ponto de Cultura Estrela de Ouro.

No ano de 2000 o professor Severino Vicente da Silva, coordenador do Ponto de Cultura Estrela de Ouro, realizou uma pesquisa com diversos mestres da cultura popular no sítio Chã de Câmara, transformada no livro “Festa de Caboclo”; o Maracatu Estrela de Ouro participou do projeto “Toques e Trocas”, produzido por Afonso Oliveira, produtor do Ponto de Cultura. O Maracatu Estrela de Ouro terá parte de sua obra posta em partituras e em CD, no livro “Batuque Book”, dos músicos Tarcísio Resende e Climério Oliveira, patrocinado pelo FUNCULTURA.

Com os recursos do MinC já foi estruturada a casa sede do Ponto de Cultura e aquisição de equipamentos. É importante salientar que a comunidade de Chã de Camará está mobilizada no sentido de transformar a realidade em que vivem. Foram eles que entraram com grande parte da mão de obra de reforma da casa sede e tem participado de todas as reuniões de trabalho.

Mas há muito que fazer ainda no sítio Chã de Camará para que o Ponto de Cultura Estrela de Ouro alcance os objetivos expostos nos editais do Programa Cultura Viva e do FUNCULTURA. A comunidade vive uma oportunidade grande de ter seus bens culturais valorizados e, partindo daí, a mudança de sua condição de vida.

Por ter como objetivo a sustentabilidade do Ponto de Cultura e do seu principal expoente, o Maracatu Estrela de Ouro, é que se busca a parceria permanente de patrocinadores, promovendo a manutenção e renovação do patrimônio cultural e o desenvolvimento da Zona da Mata de Pernambuco.

Serviço
A Celebração do Canaviallançamento do CD Maracatu Atômico – Kaosnavial com Jorge Mautner & Nelson Jacobina, Maracatu Estrela de Ouro, participação de Afonjah
Festival Canavial 2009/Parque dos Lanceiros/Nazaré da Mata
Meia noite
05 de dezembro