terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Empada Carioca abre primeira loja em BH e inicia expansão para Sudeste e Sul do país

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2008, o setor faturou R$55 bilhões, 19,5% a mais do que em 2007. O número surpreendeu até mesmo a associação, que havia previsto um crescimento de 17% para o período. O segmento de alimentação, sempre em crescimento, registrou um aumento de 20% em seu faturamento, em 2008.

Um dado interessante sobre este setor no Brasil chamou a atenção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), numa pesquisa realizada nas grandes cidades do país. Em média, a população gasta 24% das despesas alimentares em consumo fora do domicílio. Isto significa que os brasileiros gastam cerca de R$70 bilhões por ano a alimentação fora de casa.

Este pode ser um dos motivos do excelente momento vivido pelo mercado brasileiro de franchising. O Brasil já é o quinto maior no segmento de franchising do mundo, com 1.450 marcas franqueadoras, ultrapassando os R$64 bilhões de faturamento, gerando empregos para mais de um milhão de pessoas diretamente e 2,5 milhões indiretamente.

É nesta onda positiva da economia nacional que a Empada Carioca vem focando sua estratégia de expansão. A marca é a maior rede de empadarias atualmente em operação no Brasil, com 80 lojas franqueadas e atuação em dez Estados. Nas últimas semanas, inaugurou lojas em Porto Alegre, Maceió e Salvador.

“O desafio agora é conquistar o mercado de Minas Gerais e São Paulo e transformar a empada no lanche rápido de maior preferência nacional. Nossa estratégia está focada em reforço da marca sobre três sólidos pilares: preço, atendimento e limpeza. Outro diferencial competitivo da marca, que tem nos posicionado no topo do ranking do segmento, é que não cobramos royalties”, destaca Fábio Caldas, Gerente Comercial da Empada Carioca.

Capital mineira - A primeira franquia da Empada Carioca em Minas Gerais foi aberta ao público em Belo Horizonte, no dia 9 de dezembro. A loja está localizada na Savassi, um dos bairros mais tradicionais e charmosos da capital mineira.

Para viabilizar o negócio, a franqueada Denise Basílio, que também atuará como Gerente Regional de Vendas em Minas Gerais investiu R$110 mil, incluindo obra civil, equipamentos (freezer, estufa, geladeira e microondas) e mobiliário. A loja terá quatro funcionários e ficará aberta de segunda a sexta (8h às 19h) e sábado (8h às 13h).

Segundo Denise, apesar do boom do segmento de alimentação para lanches rápidos e salgados diversos, o investimento numa rede de empadarias é retorno garantido, pois o produto pode ser consumido a qualquer hora do dia ou da noite, e com diversos acompanhamentos.

“Fiz uma pesquisa na área e comprovei o custo-benefício de uma franquia de empadaria no Brasil. Além disso, o mix de produtos é variado, podendo atender clientes no café da manhã, almoço e jantar, além dos lanches intermediários. A flexibilidade da entrega dos produtos em domicílio também foi um fator importante na minha decisão pela Empada Carioca”, destaca Denise, que prevê o retorno do investimento em 24 meses.

Para a franqueada mineira, a chave do sucesso da Empada Carioca é a escolha do ponto, que tem que ser aprovada pelo franqueador. Na opinião de Denise, a segurança do franqueado vem deste cuidado com o endereço da loja, já que existem 80 pontos de venda bem-sucedidos no Brasil, reforçando a presença da empada como um produto tipicamente brasileiro. Além de empada, o mix de produtos inclui salgados diversos e, em breve, linha completa de massas, sanduíches e sobremesas.

A história - A Empada Carioca nasceu no Rio de Janeiro, em 2003. O diretor-presidente e gerente comercial da marca é o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira, Fábio Caldas, que entrou no negócio por acaso, depois de pesquisar uma franquia para sua esposa investir. Ele assumiu a loja de uma marca de empada que já não existe mais, no centro do Rio, e o negócio não durou nem dois meses.

Após muitos problemas com fornecimento dos produtos, ele rompeu o contrato e com o know how adquirido com o negócio, contratou o forneiro da antiga empresa para desenvolver várias receitas de empadas, tudo com a supervisão atenta de sua mãe e da esposa. E assim, em apenas quatro dias, foi criada a marca Empada Carioca.

A partir de 2004, a empresa continuou crescendo e, aos poucos, outras pessoas da família foram entrando no negócio, que cada dia despertava mais a atenção de empreendedores interessados no potencial da marca.

Em 2005, quando a empresa já contava com dez lojas com a marca licenciada, iniciaram o processo para transformar a Empada Carioca em franquia. A partir de 2006, já no sistema de franchising, a marca deu um novo salto com a contratação de um supervisor de campo, que trabalhava a excelência da marca junto aos franqueados. Em 2007, a franquia conquistou definitivamente o país após participação na feira da ABF, atraindo potenciais investidores e expandindo as fronteiras além do Rio de Janeiro.

“O sucesso da Empada Carioca, além de ser um produto democrático, acessível a todas as classes sociais e que agrada todos os paladares com os recheios variados, é que é um negócio que cabe no bolso do franqueado. Dentro de segmento de alimentação é uma das franquias mais rentáveis, com menor investimento inicial e de fácil manutenção, já que a fabricação é terceirizada e o franqueado tem que expor e vender bem, conquistando os consumidores pelo sabor”, destaca Fábio. Em 2008, a franquia deu um novo salto de crescimento, inaugurando 27 lojas durante o ano.

Mudança estratégica - No início de 2009, quando a franquia já contava com 61 pontos de venda no país, os diretores sentiram a necessidade de rever toda a estrutura da marca para continuar crescendo de forma responsável e constante. Foi quando um consultor especializado em franchising, o especialista Carlos Ruben Pinto, de Belo Horizonte, sugeriu que os franqueadores conhecessem um executivo americano, com grande experiência no desenvolvimento de marcas globais, para que avaliasse o potencial do negócio.

Foram três meses de reuniões e muitas conversas até que o empresário Ronald Durchfort, proprietário da QSR Franchising, assinasse o contrato tornando-se acionista majoritário da Empada Carioca. Em agosto de 2009, iniciou um completo reposicionamento da marca em todo o Brasil.

Ronald Durchfort; que detém know how, recursos e muita experiência no desenvolvimento de marcas globais para o segmento de bens de consumo, incluindo produtos alimentícios; criou um novo modelo de negócios para a Empada Carioca, através de distribuidores e franqueados. Entre as ações estratégicas de expansão da franquia no Brasil estão duas prioritárias: aumento de vendas e expansão em todo o território nacional através do número total de franqueados.

O segredo - O sucesso da Empada Carioca junto ao público de todo o Brasil se deve, principalmente, a dois fatores, o rigor na fabricação do produto e as receitas exclusivas, aliados à tradição sem deixar de modernizar os processos e os serviços. Em todas as lojas, a empada é servida sempre quentinha. São 21 tipos diferentes de recheios, incluindo alguns doces, como o exclusiva Empada Chocolate Mais. A marca também oferece empadas com massa integral.

Balanço 2009 - A expectativa da Associação Brasileira de Franchising – ABF é que o setor continue expandindo este ano, com um crescimento de 13%, já considerando o fator crise. Outro fator destacado pela ABF é a expansão das redes, já que os pontos comerciais tiveram queda de preço no Brasil.