quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bordado e renda pernambucanos no Rio-à-porter

Trabalhos de artesãs de Passira e Pesqueira estarão expostos no salão de moda

O bordado e a renda do interior de Pernambuco farão parte da 1ªedição do Rio-à-porter, salão de negócios da moda e de design, integrado ao Rio Fashion, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 13 próximos. Artesãs do grupo de Rendeiras de Roçadinho, da cidade de Pesqueira, e da Cooperativa das Mulheres Bordadeiras de Passira representam o Estado, apresentando ao público peças de vestuário de moda e acessórios, como bolsas, carteiras e cintos. Os artigos levam elementos da cultura local, presentes tanto na matéria-prima utilizada na confecção (tricoline de algodão, cambrainha de borderi, popeline de algodão puro, linha de renda renascença,lacê, couro, napa) quanto no estilo das criações.  

Os produtos foram desenvolvidos no projeto Talentos do Brasil, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Sebrae em Pernambuco. Durante a iniciativa, as artesãs receberam capacitações de design modelagem e corte e costura em moda. No evento carioca, elas terão a oportunidade de divulgar seus trabalhos e também de fechar negócios com compradores de todo o País e internacionais.

A expectativa dos organizadores é que cerca de 5 mil pessoas circulem no Rio-à-porter. Os trabalhos das bordadeiras e rendeiras pernambucanas será exposto no estande do Talentos do Brasil, onde também estarão produtos de outros 12 estados.    

Serviço
Rio-à-porter

Armazéns do Cais do Porto, Píer Mauá, Rio de Janeiro – RJ
10 a 13 de janeiro
Das 09 às 21 horas
Informações: www.rioaporter.com.br