segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Carnaval à moda antiga é na feira Tom Jobim

Carnaval à moda antiga, na praça, com confete e serpentina! Diante do sucesso em 2009, o Instituto Cultural Aletria, a PBH - Regional Centro Sul, a Associação dos Expositores da Feira Tom Jobim, Balaio de Gato e Grupo Oficina de Restauro realizam no sábado, dia 06, a segunda edição do “Carnaval da Feira”.

O evento tem como proposta resgatar a tradição do carnaval de rua, das fantasias típicas, das famílias participando e literalmente brincando. Dessa vez, o homenageado é o músico Braguinha, um dos maiores compositores brasileiros.

Por isso, a feira Tom Jobim será palco para dois momentos. Primeiro, o espetáculo de contação de histórias “Contos Musicais do Braguinha”, relatando momentos saudosos como a Coleção Disquinho, que cruzou o século “pela estrada afora...” e procurou “quem quer casar com a Senhora Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha”. Ambas, composições de autoria de Braguinha para “Chapeuzinho Vermelho” e “Estória da Baratinha”, que todos conhecemos, cantamos e contamos a cada geração que chega.

Logo após o espetáculo a turma se reúne, os tambores se aquecem e quem entra em cena é a banda “Coceira no Bibico”, formada por 10 músicos de sopro e de percussão, liderada pelo compositor e saxofonista Chico Amaral.

Convidamos a todos para tirar sua fantasia do baú e ir para a feira, ouvir as histórias, cantar as marchinhas, e depois cair no “Balancê” até às 18h com aquele carnaval que nos mostra que recordar é viver!

Sobre o Carnaval - Uma história que começou numa mesa de bar, há mais de 11 anos. Foi assim que o músico Chico Amaral, sua esposa Marrege Ramos e seu cunhado, Adriano Ramos tiveram a ideia de montar uma banda de carnaval, a “Coceira no Bibico”.

Porém, após a primeira apresentação, o projeto foi engavetado. Somente em 2007 a “Coceira no Bibico” retornou. Foi quando as proprietárias do bar Balaio de Gato, Valéria e Luciana Alvim, mais conhecidas como Lu e Leca, realizaram duas edições do Carnaval em frente ao bar em 2007 e 2008. Em 2009, o carnaval ganha novo espaço, sendo realizado na feira Tom Jobim. O sucesso de público fez com que o evento ganhe nova edição em 2010.

Chico Amaral - Mais conhecido como letrista do Skank, Chico Amaral começou sua carreira em 1979, no conjunto de choro “Naquele Tempo”, quando tocou com Altamiro Carrilho e Cartola. Além do Skank, participou do trabalho de vários artistas, em shows ou discos, e como compositor foi gravado por diversos nomes da MPB e por vários artistas mineiros. Chico Amaral compôs com muitos artistas, além de Samuel Rosa, uma de suas parcerias com Milton Nascimento, "Pietá", foi indicada para concorrer como melhor canção no Grammy latino de 2003. Ganhou o prêmio Multishow para a melhor canção de 2004, com a música “Vou Deixar”, em parceria com Samuel Rosa e ganhou, em 2007, como saxofonista o prêmio de melhor instrumentista do concurso BDMG para compositores de música instrumental.

Braguinha - Quem é que tem: nome de passarinho, história pra contar, música pra cantar, discos pra gravar, 100 anos para viver e muito carnaval pra brincar? Só um nome rima com tanto talento e uma obra que embalou um século de gerações: Braguinha, ou João de Barro! Aquele que, tal como passarinho construtor, arquitetou uma vida de 99 anos de muita história.Um dos maiores compositores brasileiros, com mais de 420 obras musicais, uma produção imensa de discos; adaptações e dublagens de filmes e ainda uma coleção infantil que se tornou um clássico: a Coleção Disquinho, com composições para “Chapeuzinho Vermelho” e “Estória da Baratinha”, dentre outras, que todos conhecemos, cantamos e contamos a cada geração.

Serviço
Feira de Histórias e Carnaval da Feira - Homenagem a Braguinha
06 de fevereiro
Das 11h às 13h espetáculo “Contos Musicais do Braguinha” 
Das 13h às 18h “Carnaval da Feira”, com Chico Amaral e Banda Coceira no Bibico
Feira Tom Jobim
Avenida Bernardo Monteiro
Evento gratuito
Informações: www.aletria.com.br ou pelo telefone: (31) 3296.7903