segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

VIVO anuncia lançamento de plataforma de aplicativos

Com o compromisso de conectar cada vez mais pessoas e de criar oportunidades, a Vivo revoluciona o mercado de telecomunicações móveis ao se tornar a primeira operadora a lançar uma plataforma própria de aplicativos que recebe a colaboração de desenvolvedores de todos os portes - promovendo o compartilhamento de receita com os envolvidos na cadeia de negócio, tanto pela compra do serviço, como ao longo do uso do mesmo pelos clientes.

Por meio da Plataforma de Desenvolvedores Vivo, empresas consolidadas e novos talentos podem criar, testar e vender seus aplicativos para os mais de 51 milhões de clientes da operadora. O portal http://desenvolvedores.vivo.com.br, de fácil navegação, é aberto e gratuito, com informações sobre os processos de desenvolvimento, certificação e cadastro de aplicativos e com recursos de software necessários para que os desenvolvedores utilizem as funcionalidades de rede da Vivo.

Segundo uma recente pesquisa do instituto de pesquisa Gartner Research, o gasto mundial de consumidores em lojas de aplicativos móveis esse ano deve superar a casa dos US$6 bilhões, evoluindo gradualmente para um mercado de potenciais US$29,5 bilhões em três anos.

“A iniciativa nos coloca como a primeira operadora a abrir um sistema para desenvolvedores com um sólido formato de parceria comercial. Além de promover conexão e serviços, queremos fomentar um mercado potencial no Brasil, ao profissionalizar e remunerar grandes ideias que nascem fora das corporações”, afirma Roberto Lima, presidente da Vivo.

Os desenvolvedores interessados podem efetuar o seu cadastro no portal, e desde já acessar a documentação técnica de suporte, esclarecer dúvidas e iniciar o desenvolvimento e testes dos seus aplicativos. A partir de março, o portal permitirá a submissão automática dos aplicativos e Vivo se responsabilizará pela a validação do conteúdo e do preço estipulado pelo desenvolvedor.

O desenvolvedor terá dois caminhos para comercializar seu aplicativo. A primeira forma é uma pasta Beta, com pré-lançamentos a preços reduzidos (de R$0,99 a R$1,99) para avaliar a aceitação junto ao público. A outra opção é passar pelo processo completo de certificação, que garantirá destaque na loja de downloads e preços equivalentes aos de grandes fornecedores (até R$20).

Uma vez aprovado, o aplicativo entra para comercialização na loja virtual Vivo Downloads Store, canal que hoje já conta com um portfólio de mais de 350 títulos de aplicativo e jogos. O portal registra atualmente mais de 1 milhão de conteúdos diversos vendidos por mês.

A remuneração desses conteúdos seguirá modelo de revenue share similar ao praticado pelo mercado de fabricantes. Mas a novidade nesse caso é que, além de dividirem a receita de vendas, companhia e desenvolvedores também terão, juntos, participação no fluxo de SMS gerado pelos aplicativos. Num segundo momento, a receita gerada com MMS também será dividida.

Sobre a Vivo - A Vivo (Bovespa: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV), é a líder do mercado de telecomunicações móveis no Brasil desde sua criação, em abril de 2003. A empresa tem consistentemente se destacado em todos os indicadores de desempenho e qualidade avaliados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Vivo acredita que na sociedade em rede, o indivíduo vive melhor e pode mais. Por isso, tem como missão criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida.

A constante busca pela excelência na prestação de serviço, com foco na qualidade em todos os pontos de contato com o cliente, os serviços de transmissão móvel de dados baseados na maior e melhor rede de terceira geração (3G) do País e o amplo portfólio de produtos e serviços à disposição de mais de 51 milhões de clientes, unem-se à sustentabilidade no conjunto dos atributos mais reconhecidos da marca Vivo.

Na área de responsabilidade socioambiental, a Vivo desenvolve projetos como o pioneiro programa de reciclagem de aparelhos celulares, baterias e acessórios, que já coletou mais de dois milhões de itens. Por meio do Instituto Vivo, a empresa investe em iniciativas em rede voltadas à educação através de novas formas de aprendizagem e à causa da inclusão de pessoas com deficiência. Na área cultural, a empresa promove iniciativas artísticas coletivas e antenadas com o que há de mais inovador no campo da música, das mídias móveis, do teatro e da experimentação artística.

Entre outros reconhecimentos, a Vivo é uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com pesquisa da Revista Você S.A.; a empresa que mais inova na relação com Investidores, pela revista Investor Relations; Top of Mind pelo Datafolha; Empresa da Década na relação com o consumidor, pela Revista Consumidor Moderno; e a marca mais valiosa do Brasil no setor de Telecomunicações, na avaliação da consultoria Brand Finance.