sábado, 4 de outubro de 2008

Hospital SOS Mão realiza primeira Missão Humanitária para os pés

Depois de atender quase mil crianças com problemas congênitos e deformidades nas mãos, o Instituto SOS Mão amplia seus serviços para atender às pessoas com problemas nos pés. A primeira missão humanitária, chamada Missão SOS Pé, teve início nesta sexta-feira, dia 03, e faz parte das comemorações dos dez anos do Hospital.

Com expectativa de atender 180 crianças, com idade entre 0 e 12 anos, com problemas congênitos e deformidades nos pés, o Hospital realizará consultas durante todas as sextas-feiras de outubro. Nesse período, os médicos responsáveis, coordenados pelo cirurgião e um dos diretores do Hospital Guilherme Cerqueira, farão a triagem das crianças que necessitam e podem passar por intervenções cirúrgicas. A estimativa é de que entre 25 e 30 crianças sejam operadas.

As cirurgias serão realizadas nos dias 21, 22 e 23 de novembro. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados simultaneamente por três equipes formadas por médico-cirurgião, anestesistas, instrumentadores e assistentes. A coordenação do trabalho ficará a cargo do chefe da cirurgia ortopédica da Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo (AACD-SP), Francisco Violante, convidado pela equipe do Hospital SOS MÃO.

Como explica o coordenador da Missão SOS Pé, Guilherme Cerqueira, os problemas congênitos nos pés são muito freqüentes no Recife. Muitos deles ocorrem em crianças que também têm deformidades nas mãos e já passaram por atendimento nas missões do instituto. "Já operamos alguns casos nas outras missões. Esta será a vez de nos dedicarmos a esses problemas", ressalta Cerqueira.

Ainda que este seja o primeiro mutirão organizado para os pés, Cerqueira afirma que um segundo para o próximo ano já está sendo pensado. "A Missão SOS Pé está começando como se iniciaram as das mãos. A nossa expectativa é que sejam realizadas duas missões por ano, assim como ocorre no tratamento das mãos", explica. O médico destaca que o Instituto está aberto a parcerias com outros médicos que queiram participar desse atendimento.

O médico e um dos diretores do Hospital, Mauri Cortez, destaca que a idéia de criar uma missão específica para cuidar das deformidades com os pés veio do fato de muitas crianças atendidas terem problemas nas mãos e também nos pés. "Com as missões, nós percebemos a necessidade de operar esses meninos também", destaca Cortez. Segundo ele, a experiência acumulada nessas oito missões está servindo de base para iniciar esse novo atendimento.

Assim como nas Missões Humanitárias já realizadas pelo Hospital SOS Mão, após as cirurgias, as crianças permanecem em observação, devendo ser liberadas no mesmo dia (internação day clinic). Como já vem sendo feito pelo instituto, além das cirurgias, todos os jovens operados irão receber, gratuitamente, os tratamentos pós-cirúrgicos necessários, como curativos até a cicatrização, consultas ambulatoriais até o final do caso, fisioterapia e cirurgias subseqüentes quando necessárias.

HOSPITAL SOS MÃO - Fundado em novembro de 1998, o Hospital SOS Mão é o primeiro e único hospital do Brasil especializado no tratamento dos traumatismos e doenças da mão. Através de sua equipe, hoje a instituição está capacitada para resolver todos os casos de urgências e doenças da mão e dos membros superiores e inferiores.

Serviço
SOS Mão
Rua Minas Gerais, 82, Ilha do Leite, Recife – PE - Unidade 1
Rua Minas Gerais, 147, Ilha do Leite, Recife – PE – Unidade 2
Fone: (81) 3087.9595
E-mail: contato@sosmaorecife.com.br