quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ronaldo Fraga faz palestra e inaugura exposição inédita no Plaza na Moda

o evento acontece de 14 a 26, no mall do shopping


Um dos mais renomados consultores de moda do país, o estilista mineiro Ronaldo Fraga aporta no Recife dia 14, para participar da abertura da I edição do Plaza na Moda, encontro fashion que o centro de compras passa a realizar anualmente. Ele também lança, às 12h, uma exposição inédita em sua carreira, denominada Memórias para Vestir: O Universo de Ronaldo Fraga em Moda, Roupas e Croquis, que ficará aberta ao público até o dia 26, no piso L4 do Plaza, com peças de suas criações já mostradas em Londres, Tóquio e São Paulo. É a primeira vez em que o trabalho de Ronaldo será apresentado em sua totalidade.

A mostra reunirá 20 looks das coleções mais representativas de Ronaldo, escolhidos pelo próprio estilista junto com a equipe de curadoria, formada por Ana Paula de Miranda, Águeda Penna, Eduardo Maciel e Tatiana Toraci. Os visitantes poderão ainda ouvir as trilhas sonoras utilizadas nos principais desfiles do estilista pelo mundo afora e também conhecer melhor o universo de Ronaldo Fraga, através da exibição de vídeos.

A gerente de marketing do Plaza, Fabíola Azevedo lembra que as roupas de Ronaldo Fraga são um reflexo do próprio tempo. “As coleções de Ronaldo Fraga são movidas pelas pesquisa, pelo desejo de expressar vastas emoções fora dos holofotes, sejam em projetos sociais ou livros’, garante.

Antes da abertura da exposição, Ronaldo Fraga ministrará uma palestra para convidados sobre moda, cultura e transformação, na sala 5 do UCI Kinoplex do Plaza, a partir das 10h. “Entendo que a moda, além de ser um importante instrumento de comunicação, também é instrumento de transformação cultural na nossa sociedade atual”, afirma o estilista que é a atração principal da programação do Plaza na Moda.

Arena de Debates – Costuras da Moda

O Plaza na Moda também movimentará de 21 a 24, sempre a partir das 19h, a Arena de Debates – Costuras da Moda, no piso L3 – Passarela, espaço de interação entre o público do Plaza e personalidades locais de vários segmentos que irão debater as muitas visões de mundo na ótica da moda e a sua relação com a cultura, gastronomia, arquitetura e comportamento.

O primeiro tema em debate, com início às 19h, será Moda costurada com Comportamento com a participação do consultor da JB Consultores, Bento Albuquerque; André Leão, coordenador do curso de Publicidade e professor de Mestrado em Administração da Faculdade Boa Viagem e Dante Freitas, consultor do Sebrae. A moderadora será a professora de Design de Moda da Faculdade Boa Viagem, Tatiana Toraci.

No dia 22, os especialistas discutem a Moda costurada com Gastronomia, com as presenças de Duca Lapenda, do Pomodoro Café; Alexandre Faeirstein, do Kojima; Germana Uchôa, do Espaço Garimpo e Cecília Montenegro, da Creperia Montmartre. Mediando a discussão, Viviane Salazar, que coordena o curso de gastronomia da Faculdade Boa Viagem.

O Plaza na Moda realiza na quinta, 23, debate sobre Moda costurada com Cultura. Assunto para o fotógrafo de moda, Renato Filho; a empresária Izabel Carvalho, da Casa 28-Espaço de Moda, a publicitária Renata Castro e Silva, diretora da Level Comunicação e o estilista Eduardo Ferreira. O tema terá como moderador o professor de design de moda da Faculdade Boa Viagem, Eduardo Maciel.

A Moda costurada com Arquitetura encerra a programação na Arena Debate do Plaza na Moda 2008 no dia 24, sexta-feira. Falam sobre o assunto os arquitetos Mônica Paes, Carlos Augusto Lyra, André Cavendish, Turíbio Santos e Zezinho Santos. A mediadora será a consultora da Visual Merchandising, Águeda Penna. Todos os debates acontecem entre 19h e 21h.

De acordo com Geórgia Gonçalves, superintendente do Plaza, a linguagem visual de Ronaldo Fraga é carregada de história e memória afetiva, o que traduz o perfil do consumidor do Plaza. “O consumo não ocorre apenas por estar na moda, é importante haver identificação e reconhecimento de valores pessoais, nos produtos para que essa compra se realize com prazer”, afirma.

A exposição - A exposição Memórias para Vestir: O Universo de Ronaldo Fraga em Moda, Roupas e Croquis, como o próprio nome já diz, vai apresentar pela primeira vez o trabalho de Fraga em sua totalidade. Na coleção de inverno 2007 (A China de Ronaldo Fraga), por exemplo, as roupas refletem as contradições da China no mundo atual.

Retratam os dois lados daquele país. De um lado a rica tradição chinesa que influenciou costumes no mundo todo. Um trabalho rico em estamparia, sobre tingimentos, modelagens de volumes, inspirados nos trajes da China imperial e nos uniformes comunistas. Do outro lado, a coleção retrata o trabalho escravo, os maus-tratos aos animais, da poluição e da produção em série.

Outro destaque é a coleção de inverno Festa no Céu, apresentada em 2006 no São Paulo Fashion Week, com uma piscina de bolinhas no cenário. A trilha do desfile foi lançada em CD, com Elke Maravilha e Fernanda Takai, da banda Pato Fu, interpretando músicas internacionais. Já a coleção Descosturando Nilza, lançada para o verão 2005/06, faz uma homenagem a profissional mais antiga do estilismo, dona Nilza, que aprendeu seu ofício como costureira de família nos lares mineiros. Nas peças, Fraga retrata corações rendados cortados a laser, decalques de flores e passarinhos e sobreposições que simulavam uma prova de roupa.

Já as peças da coleção Verão 2006/07, da série A Cobra: Ri, retratam a história de amor entre Riobaldo e Diadorim, de Grande Sertão:Veredas, do escritor Guimarães Rosa. Tecidos leves e pesados, musselines, malhas de algodão, crepes e sarjas, sobretintos simulando o dégradê do amanhecer e do anoitecer do sertão, aplicações de cobras, pássaros, buritis e estrelas.

A coleção verão 2000-2001 (A Carta) foi uma carta aberta ao estilista Jun Nakao. Inspirada na obra deste colega, as peças retratam os contrastes entre a cultura brasileira e a nipônica. Ternura e tecnologia. Estampas de outdoor, velas de aniversário e envelopes ilustram as roupas.

No inverno de 2001, Ronaldo Fraga lançou a coleção Rute Salomão, cujo tema retrata o amor entre uma católica e um judeu ortodoxo, foi tratado com delicadeza. Já a coleção Cordeiro de Deus – criada para o verão 2002-2003 - fala de Jesus da Silva Santos (personagem fictício) que espera a visita da amada na penitenciária.

Já no inverno de 2004, surgiu a coleção Quantas noites não durmo - sobre um criador de canções que trilhou como nenhum outro a linha tênue entre o piegas e o profundo, Lupicínio Rodrigues soube como ninguém falar da dor de amor, traição e desencontros amorosos, mergulhando sem medo no lado "dark" e solitário da alma humana.

No verão 2004-2005, foi lançada a coleção São Zé, inspirada no personagem conhecido como o “pai da invenção”. Tom Zé constrói um caminho livre entre as tradições musicais do nordeste brasileiro e a vanguarda internacional. Quando a música eletrônica começou a ser consumida no final dos anos 80, Tom Zé já transitava nesta área há muito tempo, construindo músicas com enceradeiras, ventiladores, campainhas de telefones. A coleção Todo Mundo e Ninguém, lançada no inverno de 2005, faz um passeio pela poesia universal de Carlos Drummond de Andrade.
Para o inverno 2008/2009, a coleção A Loja de Tecidos, lembra o aniversário de 25 coleções e ao “vasculhar” a história de sua formação, Ronaldo vai até o seu primeiro emprego, numa loja de tecidos. E, por último, a coleção São Francisco, lançada para este verão 2008/2008, retrata um dos rios brasileiros que desperta mais encantamento, o Rio São Francisco. Cruzando cinco estados, ele rasga o coração do Brasil, carregado de histórias, lendas e profecias.

Serviço
Plaza na Moda
Exposição Memórias para Vestir: O Universo de Ronaldo Fraga em Moda, Roupas e Croquis
De 14 a 26 de outubro
Arena de Debates
De 21 a 24 de outubro
Às 19 hrs
Plaza Shopping
Rua Dr° João Santos Filho, 255, Casa Forte, Recife - PE
Acesso Gratuito
Informações: (81) 3265.8100