quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Buffet Porto Fino e Casa dos Frios oferecem opções variadas de ceias natalinas

Há quem não queira botar a mão na massa, prepando a ceia natalina do dia 24. Muitos preferem não ir para a cozinha e buscar nas casas especializadas, o tradicional cardápio, com peru com frutas especiais, fios de ovos, bacalhau, lombo recheado ou coxão de porco e outras opções que a data exige ao longo dos tempos. Afinal, é em torno da ceia natalina que a família se reúne para a troca de presentes ou simplesmente para se confraternizar, brindar a vida.

E é para atender as famílias recifenses e fiéis clientes que serviços como o buffet Porto Fino, comandado por mãe e filha, Jane Suassuna e Rafaela Suassuna e a Casa dos Frios preparam cardápios especiais a cada dezembro, com menu criado oor Rafaela Suassuna e Izabel Dias, responsável pela cozinhas do buffet e da delicatessen.

Para o Natal 2008, não podia ser diferente. As lojas da Rui Barbosa e Boa Viagem já estão recebendo solicitações. E a dica é se apressar, pois, segundo Dona Fernanda Dias, a matriarca da família que pilota a Casa dos Frios, a delicatessen somente aceita uma determinada cota de pedidos. E até um ou dois dias antes do dia 24, o que deve ser feito por reservas diretamente nas lojas.

Para quem quer economizar, basta escolher alguns itens do cardápio oferecido. Outros que não desejam se preocupar com a ceia, pode solicitar menu completo. Os preços variam, já que a solicitação pode ser por guarnições até ceia completa. Fica ao critério dos interessados.

Opções - O melhor desta investida é que o interessado monta sua própria ceia, baseado no cardápio oferecido. "Mas pode fazer encomendas mais sofisticadas, caso queira incrementar sua mesa para o dia 24 próximo", lembra Izabel Dias. E o cardápio já posto á mesa, oferece peru, simples e completo, em várias opções: fatiado e arrumado, de 6 a 10 quilos, peito de peru defumado, Chester já arrumadinho para servir, tender da Sadia (bola, com osso, fiesta, tender de peru e mais saladas de bacalhau com grão de bico, salada de camarão, salpicão, filet mignon com cogumelos, com massa molhada, com molho madeira, filet roquefourt, strogonoff de frango. Ainda: coxão de porco, leitão recheado e lombo de porco recheado. Para quem quer algo bem simples, frango ao shitake, aos quatro queijos e strogonoff de frango. Mas existe ainda pratos à base de camarão como bobó de camarão, camarão champagne e vatapá de camarão.

E para aqueles que apostam sempre em um Natal com bacalhau em suas mesas, a Casa dos Frios oferece este com natas, o tradicional Bacalhau a Gomes de Sá e ainda Vatapá de camarão. Para acompanhar o prato principal, guarnições de arroz, seja com açafrão e frutas secas, piamontez, arroz com brócolis ou ao funghi. Para este Natal 2008, a delicatessen caprichou também, nos quiches, ótimas opções para ancorar a ceia natalina. Com receitas de alho poró, quiche Lorraine, quiche gorgozola, manga e Frango, quiche com presunto com tomate seco. Para a sobremesa, as inúmeras opções já existente na Casa Dos Frios e que podem ser também encomendas juntamente com a ceia. Em a anexo, para facilitar a montagem de cada ceia, a listagem das opções e respectivos preços. Izabel Dias lembra que a casa dos Frios também já recebe encomendas para o Réveillon.

Chef dá dicas de ceia natalina em tempos de crise - Cardápios mais modestos não significam de forma alguma cardápios menos sofisticados. Usar um pouco de criatividade e de audácia para criar cardápios deliciosos, saborosos, bonitos e bem baratinhos para a tão esperada ceia natalina, substituindo pratos tradicionais da época como salada de bacalhau, peito de peru com farofa, frutas vermelhas, é fácil e possível. A dica quem dá é a chef do Buffet Porto Fino, Rafaela Suassuna. Se o tempo é de crise, Rafaela diz que se pode fazer uma superprodução na noite especial, substituindo alguns itens de uma ceia sofisticada e reaproveitando alguns adereços de decoração do ano passado para que nada saia do corriqueiro com relação ao glamour do evento Natal como um todo.

Quanto ao cardápio também não há com o que se preocupar. Com a ajuda de familiares, as compras vão ficar bem mais interessantes. "Você verá o quanto é divertido preparar a própria ceia. Forre a mesa com sua melhor toalha, disponha os pratos e talheres para serviço americano, pois não teremos custo de garçons, que, acreditem, nessa época do ano estão cobrando preços impagáveis", conta Rafaela Suassuna. Para a salada, Rafaela sugere substituir a bela salada de bacalhau por salada de massa com tomates secos, berinjela e abobrinhas marinadas, servida frita com um bom azeite.

Ao final, a chef indica um molho de cereja, reutilizando a calda da cereja que geralmente é jogada fora. "Antes do jantar podemos servir entradinhas super saborosas como as pastinhas de frango defumado e presunto de peru que existem em algumas delicatessens da cidade acompanhadas de torradas sequinhas e aromáticas", completa. Queijos também são bem vindos nessa época do ano, segundo Rafaela, mas ela diz que nada de queijos finos e caros.

Serviço
Buffet Porto Fino Recepções
Rua Sant'anna, 65, Casa Forte, Recife - PE
Informações e reservas de ceias: (81)3441.1708

Casa dos Frios
Av. Rui Barbosa, 412, Graças, Recife - PE
Av. Domingos Ferreira, 1920, Boa Viagem, Recife - PE
Informações: (81) 2125.0000
Site: www.casadosfrios.com.br


*Foto: Wilton Marcelino