Pernambucano é assim. Se não tem cão, caça com gato. Nesse caso, se não tem trio elétrico na avenida Boa Viagem, o Bloco Cerveja & Cia faz a festa no palco do Chevrolet Hall. O importante é fazer barulho. E nesse caso, trata-se da festa “Semana Pré no Chevrolet Hall”, que acontece neste domingo (08), tendo como atrações Ivete Sangalo, Spok Frevo Orquestra, Saia Rodada e DJ Baiano. A festa tem acesso com camisas-ingresso, começa às 16 horas e promete acontecer pra ficar no calendário da cidade. Duas semanas antes do Carnaval a cantora baiana não costuma fazer apresentações, já se preparando para os dias puxados no trio elétrico, mas o título de cidadã pernambucana e o amor pelo Recife falaram mais alto. “Recife foi uma das praças que primeiro abraçaram o trabalho de Ivete, na época com apenas duas músicas rodando nas FM´s daqui e o seu primeiro disco na Banda Eva ainda em fase de produção”, argumenta o produtor Luís Jr. “Essa apresentação, inclusive com o seu repertório de Carnaval, é um privilégio do público de Recife e uma espécie de agradecimento da cantora”, finaliza. Um dos momentos mais esperados da prévia é o encontro de Spok com a cantora que já avisou que não abre mão de uma dobradinha com o pernambucano. Um encontro que acontece pela segunda vez no mesmo endereço.
Ivete Sangalo chega embalada pelo seu novo hit “Cadê Dalila?”, que está entre as cinco mais pedidas das grandes rádios FM´s do país. A expectativa é que ela entre no palco vestida com a personagem, num belo e sensual vestido de paetês e deitada numa liteira, como fez semana passada no Festival de Verão de Salvador e foi ovacionada. A cantora traz ao Chevrolet Hall toneladas de equipamentos com cenários, painés de led, iluminação e estrutura de som semelhantes ao que foi utilizado na gravação do CD e DVD no Maracanã, prometendo um replay da vitória nesse incrível jogo-espetáculo musical de Multishow Ao Vivo Ivete no Maracanã, uma parceria Caco Discos (braço fonográfico da Caco de Telha)/ Universal Music/ Multishow. Sua apresentação promete ser embalada por sucessos carnavalescos como “Sorte grande”, “Berimbau metalizado”, “Arerê”, “Não me conte seus problemas”, “Abalou” e “Bota pra ferver”. E no seu repertório de momo duas músicas prometem fazer sucesso: Burguesinha, gravada por Seu Jorge, e Não é Proibido, gravada por Marisa Monte. Mesmo numa prévia carnavalesca, o lado romântico aparece em “Não precisa mudar” e “Corazón Partío”, sempre muito comemorada pelo público. E a crise econômica dos Estados Unidos afetou também os planos da cantora que resolveu adiar a gravação de um DVD no Madison Square Garden, que seria em setembro naquele país. "Estamos no meio de uma crise. Não seria justo que a comunidade brasileira se visse obrigada a ir num show de um artista brasileiro num momento desses", afirmou Ivete ao portal Terra.
Verdadeiro fenômeno da música pernambucana, a Spok Frevo Orquestra vem ao evento trazendo o nosso mais autêntico frevo, com repertório do seu primeiro CD. Passo de Anjo foi lançado em dezembro de 2004 e considerado pela crítica especializada um divisor de águas na história do gênero frevo. Em 2005, o jornal O Estado de São Paulo selecionou o CD entre os três melhores do ano. Já o show realizado no Tim Festival ficou entre os 10 melhores do ano, dentre todos que passaram pelo Rio de Janeiro em 2005, de acordo com o jornal O Globo. Com todo esse reconhecimento e venda de mais de 10 mil cópias, de forma independente, o CD foi relançado pela gravadora Biscoito Fino, em novembro de 2006. O álbum está à venda em lojas especializadas de todo o país e no exterior, remasterizado e em fina embalagem digipac. O disco traz onze faixas, divididas entre releituras de antigos sucessos do ritmo tradicional e novas composições como Ela Me Disse, de Luciano Oliveira e Passo de Anjo, de Spok e João Lyra. Da ala das composições clássicas do frevo regravadas com arranjos jazzísticos está a música Nino, o Pernambuquinho, obra de 1972 do Maestro Duda que depois da regravação virou vídeo-clipe, exibido na TV Globo no programa Fantástico no carnaval de 2005. O CD conta ainda com Mexe com Tudo e Lágrima de Folião, ambas de Levino Ferreira; Frevo Sanfonado, de Sivuca e Glorinha Gadelha, dentre outras.
A Banda Saia Rodada foi lançada em meados de 2001, em Caraúbas no Rio Grande do Norte. Rapidamente a banda espalhou seu forró animado e extremamente dançante, do nordeste ao Brasil. Ao longo de oito anos a banda lançou muitos sucessos. Comandada por Raí e Nathália Calazans, a banda faz uma média de 35 shows e contabiliza cerca de 400 mil espectadores por mês, o que dá à Saia Rodada o "status" de banda do momento. O seu primeiro DVD foi gravado em 2005, no Clube Português, em Recife. Com esse DVD, a banda se consagrou no forró. As músicas que se destacam foram: Coelhinho, O que tem que ser será, Swing louco, Ponto final entre outros. No fim de 2005, procurando sempre inovar, a banda fundou o projeto Saia Elétrica, onde uma banda de forró se apresenta em cima de um trio, cantando as suas músicas em um ritmo mais acelerado, o primeiro show que colocou o projeto em prática ocorreu em Caruaru, e foi o maior sucesso, atualmente todas as bandas de forró "copiam" o projeto. E nesse tom que a banda se apresenta. Em meados de 2006 a banda decidiu gravar seu segundo DVD, que contou com uma mega estrutura, foi o show que lotou a maior casa de show da América Latina, o Chevrolet Hall. Nesse DVD a banda emplacou sucessos como: Eterno amor, Você não vale nada, Amar você, To nem aí, Lapada na Rachada, Dança da minhoca, entre outros. A banda também lançou nesse DVD uma parte "saia elétrica", onde foi a primeira banda de forró a participar do Recife Indoor, um evento que conta com mais de 50.000 pessoas. O DVD 100% Saia Rodada , chegou a ser o sétimo dvd mais vendido da Som Livre. O seu terceiro DVD (Saia Rodada - Nossa Festa ) , foi gravado no dia 04 de novembro de 2007 , em Maceió-Al , esse DVD , contou com participações especiais como Xandy (Harmonia do Samba) , Marcelo Marrone e Geraldinho Lins . Nesse DVD a banda gravou sucessos como Beber, Cair e Levantar (Uma das músicas mais tocadas no Carnaval do Brasil), Sem céu e sem chão, Me diga, Ligação complicada, Não te quero meu amor, entre outras. O diferencial de seus shows frente á concorrência fica no fato de um repertório 100% dançante, completado por cenário, coreografia e recursos multimídia. Em oito anos de carreira são 7 cd´s e 3 DVD´s lançados e mais de um milhão de cópias vendidas.
Ivete Sangalo na história musical brasileira - Uma trajetória de muitas conquistas, prêmios e sucesso, que tomou conta do Brasil e se alastra pelo mundo. Assim podem ser resumidos os 15 anos de carreira da baiana Ivete Sangalo, comemorados este ano, ―nove deles em arrasador vôo solo. Considerada a cantora mais popular do Brasil na atualidade, a líder de vendas na indústria fonográfica nacional deu os seus primeiros passos como a maioria dos artistas: cantando em barzinhos na noite.
Natural de Juazeiro, cidade no norte da Bahia, Ivete Maria dias de Sangalo nascida a 27 de maio de 1972, ganhou intimidade com a música dentro de casa. Seu pai, Alsus Almeida de Sangalo que trabalhava como vendedor de jóias e nas horas vagas tocava violão e dona Maria Ivete Dias de Sangalo que cantava nos saraus familiares disseminaram entre seus seis filhos Monica,Ricardo,Jesus,Cynthia,Marcos e Ivete o gosto pela boa música desde cedo. Quando começou a cantar em bares na sua cidade-natal, Ivete tinha apenas 18 anos. Em pouco tempo passou a se apresentar também em cidades nas redondezas e no estado vizinho, Pernambuco. Naquela época, foi até convidada para abrir um show de Geraldo Azevedo, em Juazeiro.
Ivete ainda em Juazeiro estudou no colégio Maria Auxiliadora e depois em Salvador no Colégio Drumond onde fez vestibular para secretariado chegando a cursar um ano e meio antes de se tornar cantora profissional.
Ivete antes de se dedicar totalmente a carreira de cantora, trabalhou como modelo, vendedora de loja no Shopping Iguatemi Salvador,dava banca de matemática a crianças,entregava quentinhas, pois sua mãe D. Maria Ivete excelente cozinheira junto com Jesus montaram uma cozinha industrial para ajudar nas despesas da família.
Em 1992, a carreira de Ivete estava prestes a dar o seu primeiro grande salto.
Nesse ano, ela foi uma das atrações da micareta de Morro de Chapéu, na Bahia. Lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador da banda Eva, que a convidou para assumir os vocais da banda de axé music baiana. Estava iniciado o reinado de Ivete no Eva, que durou de 1993 a fev. de 1999, período no qual foram lançados seis álbuns com vendas de mais de 4 milhões de cópias.Em 1992 Ivete ganhou o Troféu Dorival Caymmi de melhor intérprete.
Após os anos que a tornaram conhecida nacionalmente à frente do Eva, Ivete parte para o sonho da carreira solo em 1999. O marco oficial da nova fase foi a Quarta-feira de Cinzas, quando fechou o ciclo com a banda Eva. Entre abril, maio e junho daquele ano, ela gravou as 14 faixas do CD solo de estréia, Ivete Sangalo. Em seguida, em 2000, emplacou o segundo disco, Beat Beleza, começando a turnê nacional por Salvador. Aliás, a capital baiana sempre é escolhida para abrir as suas turnês. A partir daí, o sucesso de Ivete progrediu de forma meteórica: seus hits passaram a ser cantados por todo o Brasil e os discos de ouro, entre outras láureas, começaram a surgir. E o mais importante é que a explosão nacional de Ivete Sangalo ajudou a projetar no país a própria música baiana.
Em 2001 chegou a vez de Festa. O seu terceiro CD solo foi lançado no final daquele ano, no Parque de Exposições, em Salvador. O videoclipe da música título do disco contou com a participação de diversos artistas amigos de Ivete, como Preta Gil,Vera Fischer entre outros. Querida tanto pelo grande público como pelo meio artístico, Ivete se tornou uma das personalidades mais carismáticas do Brasil, graças à sua personalidade forte e humor característicos. A sua relação com os fãs ganhou fama pela proximidade que faz questão de manter com os seus principais fãs-clubes e tietes de carteirinha espalhados pelo país.
Dois anos depois de Festa, em agosto de 2003, o quarto CD solo Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso saiu do forno. Com esta nova turnê, Ivete bateu recorde de público em show no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, reunindo 200 mil pessoas. O destaque do disco, Sorte Grande, recebeu o troféu de melhor música de 2004 pelo programa Domingão do Faustão, que também consagrou Ivete como a melhor intérprete daquele ano. Esta música também virou um hino das torcidas nos estádios, sendo cantada em coro pela torcida do Flamengo e até nas Olimpíadas da Grécia.
Outro marco importante desta fase foi o contrato de quatro anos assinado com a Nova Schin. Desde 2004, Ivete é a garota-propaganda oficial da cerveja, estrelando todas as campanhas nacionais da marca. Também neste ano ela recebeu o Título de Cidadã de Salvador e no especial de Natal da Rede Globo, foi a convidada de honra do cantor Roberto Carlos. Em março de 2005, seu primeiro DVD ao vivo chegou às lojas: o CD/DVD MTV ao vivo Ivete Sangalo, gravado no Estádio da Fonte Nova, em Salvador. O formato DVD vendeu mais de 700 mil unidades, tendo conquistado o título de DVD mais vendido do mundo entre os artistas da gravadora Universal no ano de 2005.
A produção em estúdio continuou com As Supernovas, em 2006, que despontou com a música Abalou. Este CD teve uma pré-venda histórica de 650 mil copias, sendo 200 mil comercializadas pela Universal e 450 mil pela Avon. O lançamento da turnê, em Salvador, reuniu nada menos que 50 mil pessoas. Dentro desta turnê, que passou por 10 países, Ivete se apresentou, pela segunda vez, no Rock in Rio Lisboa. Foi a conquista definitiva do público lusitano. No dia de seu show ―o mais concorrido do festival― Ivete colocou 90 mil pessoas para pularem ao som do refrão “Abalou, abalou, sacudiu, balançou...”. As Supernovas também trazia uma grata surpresa: a balada Quando a chuva passar, grande sucesso no Brasil e em Portugal.
No final de 2006, Ivete encarou a sua segunda e mais audaciosa produção ao vivo, gravando no dia 16 de dezembro o CD/DVD Multishow ao Vivo, Ivete no Maracanã, com a presença de 60 mil pessoas no maior estádio brasileiro, o Maracanã, no Rio de Janeiro. Ivete foi a primeira artista nacional a levar um público desse número ao emblemático estádio. Num recorde incrível, a versão CD vendeu mais de 120 mil cópias num único dia, entrando direto no primeiro lugar do Top Brasil. Já o DVD, no mesmo dia em que chegou às prateleiras, em março de 2007, conquistou a platina. Assim como os números de vendas, os recordes de público também continuaram a se superar. Em show promovido pela marca Omo em 2007, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foram registradas mais de 450 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar.
A coleção de prêmios de Ivete alcançou o seu auge em 2007. No prêmio Multishow 2007 a artista levou para casa os troféus de melhor CD e show. Seu recente CD/DVD Multishow ao Vivo no Maracanã, novamente, foi o mais vendido no Brasil em 2007, de acordo com a ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos), e também foi o DVD top da gravadora Universal em todo o mundo, ultrapassando a marca das 700 mil unidades. Esse mesmo trabalho rendeu à cantora a indicação pela quinta vez consecutiva ao Grammy Latino em três categorias: Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro, Melhor Canção Brasileira (Berimbau Metalizado) e Melhor Vídeo musical versão longa.
Carnaval Premiado - O glamour dos carnavais do passado foi a temática escolhida por Ivete para o Carnaval 2008. Ela subiu ao trio elétrico com figurinos luxuosos, inspirados nas dançarinas de cassino e nos antigos bailes carnavalescos, que, mais do que nunca, valorizaram a sua excelente forma física. O seu vozeirão continuou a empolgar os milhares de foliões dos blocos Cerveja & Cia e Coruja nos seis dias de festa. E foi assim, glamurosa e vitoriosa, que ela recebeu várias homenagens nas ruas de Salvador. A Universal aproveitou o primeiro dia de desfile no Campo Grande para dar a Ivete o troféu de Platina sêxtuplo, o que traduzindo em miúdos, significa 600 mil DVDs vendidos. Outra surpresa foi o prêmio inédito concedido pela operadora Vivo: o Disco de Ouro Digital, o primeiro conquistado por uma artista na América Latina. O novo troféu da coleção de Ivete simbolizou os mais de 50 mil downloads do hit Berimbau Metalizado, feitos pelos clientes da Vivo.
No dia 04 de março de 2008 recebeu pela quarta vez o prêmio de melhor cantora do carnaval de Salvador pelo Troféu Dodô E Osmar.
Recebeu a medalha Pedro Ernesto e o titulo de Cidadã Carioca no dia 05 de maio de 2008 na Camara municipal dos vereadores do Rio Janeiro.
Recebeu os Prêmios Tim de Musica 2008 como Melhor Cantora pelo voto popular e Melhor cantora regional.
Recebeu o Prêmio Multishow 2008 nas categorias Melhor Cantora e Melhor Dvd.Seu maestro Radamés Venancio recebeu o prêmio de melhor instrumentista de 2008.
Recebeu o Prêmio do canal infantil Nickelodean de Melhor cantora de 2008. Em outubro deste ano lançou o projeto infantil A Casa Amarela, junto com Saulo Fernandes (B.Eva).O Cd reúne 11 canções inéditas compostas pelos artistas e conta ainda a participação de Xuxa.O disco inteiro tem referências da infância dos dois e já é disco de ouro com mais de 50 mil copias vendidas.
Para 2009 Ivete tem finalizado o CD e DVD Pode Entrar, gravado ao vivo entre setembro e outubro de 2008 em casa em seu estúdio particular com participações de Maria Betânia, Carlinhos Brown, Marcelo Camelo, Monica Sangalo, Lulu Santos, Aviões do Forró e Saulo Fernandes.