sábado, 14 de março de 2009

Atitude Socialmenre responsável

O acumulo de lixo nos rios, lagos, marés, ruas e avenidas são evidentes nas grandes metrópoles brasileiras. Diante desta poluição crescente grandes empresas começaram abrir olhos para a poluição do meio ambiente no mundo. Sendo assim o objetivo das empresas socialmente conscientes nos dias de hoje é adotar atitudes corretas, sadias e responsáveis para melhorar o entorno onde a empresa fica localizada através de lições de responsabilidade ambiental.

Um ótimo exemplo de empresa engajada e preocupada com o meio ambiente é o da Bandeirantes Mídia Exterior – um dos maiores grupos em mídia externa no Nordeste - que saiu do papel de consumidora voraz de matéria prima para se transformar em uma empresa defensora de ações ambientais junto a comunidades carentes da cidade de Olinda. “Como empresa que respeita ao Meio Ambiente, verificamos que podemos ser um agente importante de transformação na sociedade através de nossas atividades, levando informações de responsabilidade social para nossos funcionários, colaboradores e clientes” explica Marília Santos Diretora Administrativa e Financeira da Bandeirantes Mídia Exterior.

Para torna-se uma empresa Socialmente Responsável a Bandeirantes adotou o princípio da auto-sustentabilidade que se baseia no princípio de “Produzir com Inteligência”. O primeiro passo aconteceu na própria empresa com a criação do Projeto Eco-Gincana que durou 8 meses. O objetivo foi convencer os funcionários da Bandeirantes Mídia Exterior a adotarem na sua rotina de trabalho a utilização diária do papel reciclável e em contrapartida até o final do ano todos teriam direito a copos personalizados o que conseqüentemente diminui o consumo de copos descartáveis “Adotamos o uso do papel reciclável para o uso interno na Bandeirantes porque o processo de fabricação gasta 98% menos água; 50% menos energia, e com essa diminuição automaticamente colaboramos com a natureza”, revela Marília Santos Diretora Financeira e Administrativa da Bandeirantes Mídia Exterior.

Segundo a diretora administrativa e financeira da Bandeirantes, Marília Santos, o mais importante desta conscientização foi engajar os funcionários dentro de uma ação maior: a coleta seletiva do lixo. “Todo papel que antes era misturado ao lixo orgânico hoje é separado pelos funcionários e recolhido por catadores da Associação Meio Ambiente Preservar e Educar”, acrescenta, referindo-se à ONG AMAPE, que desde 1998 gera emprego, renda e proteção ambiental através da reciclagem do lixo. A parceria da Bandeirantes com a AMAPE se estendeu para dentro da própria Bandeirantes onde foi realizada palestra para os funcionários falando da importância de separar o lixo. “Foi apresentado alguns dos produtos que são feitos através destes materiais reciclados, como vassouras, lixeiras de tampa de refrigerantes, cordão para estender roupas, camisas, puffs de garrafas pets, luminárias e outros”, complementa Marília.

Responsabilidade Social - A Bandeirantes também desenvolve trabalho de responsabilidade social com as costureiras do bairro Sítio Novo através da doação de lonas utilizadas na produção de outdoors. Com a lona em mãos as costureiras fabricam inúmeros artigos artesanais a exemplo de bolsas de viagem; necessaires; eco bags; jogos americanos; porta lápis; porta moedas; porta papel higiênico; sacolinha de lixo para carro; capa para caderno; porta documentos; pastas e aventais. “São pelo menos 100 peças por semana, que ajudam na renda familiar destas mulheres e também nos auxiliam a reduzir o volume de lonas que antes eram jogadas no lixo”, acrescenta Marília Santos da Bandeirantes Mídia Exterior.Através desta atitude a Bandeirantes promove a inclusão social das costureiras na comunidade e ainda conscientiza as pessoas a utilizarem menos sacolas plásticas descartáveis (que passam cerca de 100 anos para se decompor). Além da parceria com a Bandeirantes as Costureiras de Sítio Novo vendem seus artigos para todo o público e outras empresas interessadas em brindes.

Segundo Marília depois que a Bandeirantes iniciou um trabalho de divulgação interna junto aos funcionários; amigos e clientes houve uma procura natural dos produtos reciclados e foi a partir daí que a Bandeirantes sentiu a necessidade de comercializar os brindes produzidos. “Em média são comercializadas 500 peças por mês e os produtos mais procurados são as sacolas recicladas; lixeiras para carro de marcha e banco, frasqueira e pasta para documentos”, revela Marília Santos. Atualmente a Bandeirantes comercializa os produtos na Amape; Ferreira Costa; Padaria Pan Jovem Jaqueira e em atelier na própria empresa para fins de comercialização interna dos colaboradores.

Acompanhando a filosofia 3 Rs (Reduzir, Reciclar, Reutilizar) a Bandeirantes entende que investir em responsabilidade social é uma das melhores formas de contribuir com o meio ambiente e comunidade.“Todo trabalho social sério que é realizado por Ongs e Empresas hoje são vistos como uma porta de entrada para várias parcerias. Diante destas ações socialmentes responsáveis as pessoas se interessam pelo produto devido também ao sentido da causa”, finaliza Marília Santos.