Quem nunca ouvia a expressão popular "comer com os olhos"? Ela se refere ao cuidado que todos os cozinheiros, profissionais ou não, devem ter não só com o sabor, mas também com a apresentação dos pratos. A gastronomia deve estimular os sentidos. A visão é o primeiro sentido aguçado, por isso o visual do prato deve ser caprichado para aumentar a vontade de comer.
Segundo Cida Gomes, Personal Chef e proprietária do Cida Comes Atelier Culinário, um bom prato é aquele que prende o sentido da visão, aguça o paladar, alimenta bem o corpo e estimula a imaginação
Ao se deparar com um prato bem preparado, com um colorido especial, a pessoa sente uma atração a mais para se deliciar com a comida. Uma prova disso é que muitas nutricionistas recomendam que mães, nos quais os filhos dão trabalho para comer, mudem a disposição dos alimentos nos pratos para atrair e estimular as crianças a se alimentarem. Pratos coloridos e alimentos dispostos em formas de rostos, carrinhos e corações são algumas das dicas.
Essa regra também vale para os adultos, seja uma simples folha de hortelã colocada no canto do prato, ou um pedaço de carambola – com seu formato de estrela. “Qualquer detalhe a mais gera um estímulo maior e deixa a comida além de mais gostosa aos olhos, mais bonita e atraente”, afirma Cida.
Visando esse outro aspecto da gastronomia, o Cida Gomes Atelier Culinário preparou para a terça-feira, dia 31, às 14h30, o curso “Escultura em Legumes – flores”. O objetivo é ensinar as técnicas de moldagem e escultura em legumes com o tema floral.
Essa técnica, que pode ser aplicada tanto em legumes como em frutas, é muito utilizada nas mesas de frios de festas, restaurantes e cerimoniais. Segundo o professor de culinária que ministra o curso no atelier, Paul Nielsen, a arte de fazer escultura em legumes é uma ótima forma de ganhar dinheiro, uma vez que o mercado vem crescendo nesse ramo da gastronomia, conseqüência do aumento da demanda pelo serviço.
Paul afirma ainda que a utilização dessa arte para a apresentação de pratos e decoração de mesas é um grande estímulo a degustação. "Primeiro comemos com olhos, antes de tudo temos que agradar visualmente, por isso a decoração em legumes e frutas é uma ótima forma de estimular esse sentido, além de encantar e despertar a curiosidade", completa o professor.
Paul Nielsen é cozinheiro formado pelo Senac-MG e atende empresas, festas em geral, buffets, almoços e jantares, churrascos com amplo leque de cardápios da cozinha internacional, nacional e regional. Com criatividade e habilidade aprendida na prática, desenvolve ornamentação com entalhamento e esculturas em frutas, legumes e manteiga.
O Cida Gomes Atelier Culinário fica na Rua do Ouro, 696 - Serra. As inscrições serão aceitas mediante pagamento antecipado de 50% (cinqüenta) do valor do curso. O Atelier conta com segurança nas aulas da noite para vigiar os carros e acompanhar os alunos até seus veículos e oferece descontos aos filiados a FENCOM (Federação Nacional das Cooperativas Médicas), SINDI-MP (Sindicato dos Promotores e Procuradores de Justiça do Estado de Minas Gerais), UNAFISCO-MG (União Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), Clube de Assinantes do Jornal Estado de Minas, Clube de Assinantes do Jornal o Tempo e Rede Fideliza. O Atelier ainda oferece desconto para associados e funcionários da AMMG (Associação Medica de Minas Gerais), exceto para os cursos ministrados por chefes convidados.
Serviço
Roteiro Gastronomia
Curso “Escultura em Legumes - flores”
31 de março
Às 14h30
Cida Gomes Atelier Culinário
Rua do Ouro, 696, Serra, Belo Horizonte – MG
Informações: (31) 3086.2182
Preço: 85 reais