terça-feira, 31 de março de 2009

“Leitura em Voz Alta” é tema de oficina promovida pelo Instituto Cultural Aletria

Havia um homem que sonhava em ler os livros que possuía de olhos fechados. Parece absurdo? Fantástico? É algo mais comum do que se pode imaginar. Ler um texto para uma outra pessoa é uma necessidade que surge constantemente na vida de todos e pelas mais diversas razões. Pensando nisso, o Instituto Cultural Aletria está com inscrições abertas para a oficina “Leitura em voz alta”, que será realizada às quartas-feiras, de amanhã,  1º de abril até o dia 6 de maio, a partir das 8h30.

A oficina será ministrada pelas contadoras de histórias, Beatriz Myrrha e Sandra Bittencourt, que unem forças para preparar os alunos para o prazer da leitura em voz alta, despertando o leitor em cada um. A programação inclui estratégias, práticas e vivências pedagógicas de aproximação e utilização do objeto livro como recurso na arte da leitura em voz alta; exercícios, dinâmicas e técnicas de voz, ritmo, inflexão, postura corporal e respiração adequadas à preparação do leitor que se dedica a contar histórias em voz alta; alternativas de repertório, preâmbulos e finalizações e preparação de diferentes ambientes para a leitura em voz alta; interdisciplinaridade e o diálogo das diversas linguagens literárias e populares além do uso de textos poéticos, música, cinema, recursos sonoros e visuais: a ampliação do campo da leitura e os diferentes espaços para a leitura em voz alta.

Beatriz Myrrha - Arte-educadora, professora em escolas infantis há 20 anos, especialista em técnica vocal, yogaterapeuta e atua como contadora de histórias desde 1990. É professora de Musicalização Infantil da REDIN - Rede pela Educação Infantil de Belo Horizonte. É graduada em Música pela UEMG e atriz pela Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes e possui formação em canto pela UFMG e Fundação Clóvis Salgado.

Sandra Bittencourt - Contadora de histórias, pedagoga, atriz, especialista em Ensino Especial, Arte-Educação e Literatura Infantil e Juvenil. Foi coordenadora do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico Permanente (Cemap) em Ituiutaba (MG) e Secretária Municipal de Cultura de São Roque de Minas (MG). Desenvolveu trabalhos de consultoria e assessoria para editoras, além de curadoria, como no 9º Encontro das Literaturas de Belo Horizonte, em 2008.

O Instituto Cultural Aletria é uma Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Contadores de Histórias, Produtora Cultural e também Editora. Promove cursos, seminários e outros eventos culturais e literários nas áreas de narração de histórias, oratória, capacitação de educadores, projetos específicos para empresas e produção de textos. Tem como principal objetivo preservar a arte de contar histórias, principalmente propagando a tradição oral no Brasil.

Serviço
Oficina “Leitura em voz alta”
1º de abril a 6 de maio
Das 8h30 às 11h
Rua São Domingos do Prata, 697, Santo Antônio, Belo Horizonte – MG
Informações: (31) 3296.7903
www.aletria.com.br