quarta-feira, 8 de abril de 2009

Colégio Apoio oferece palestra gratuita sobre inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais

No ano em que comemora 25 anos de fundação, o Colégio Apoio compartilha com educadores de escolas públicas e privadas sua experiência no trabalho de inclusão de alunos com necessidades especiais - referência no Estado. Estão abertas as inscrições gratuitas para participar da palestra “O cotidiano de uma escola inclusiva”, que a instituição de ensino promove no próximo dia 23, a partir das 19h30, com a pedagoga, mestra em Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem e diretora pedagógica do Apoio, Rejane Maia. Voltado para professores e diretores, o encontro visa estimular a adoção de uma proposta pedagógica inclusiva no maior número possível de colégios pernambucanos.

De acordo com Rejane, o objetivo da palestra é oferecer saídas práticas, relacionais e metodológicas para professores que ainda se sentem inseguros para receber alunos com necessidades especiais em suas turmas. “É uma forma de favorecer a socialização de uma de nossas principais lutas desde a fundação do Apoio”, afirmou a pedagoga, que já ministrou esta mesma palestra em congressos nacionais e internacionais em cidades, como Recife, São Paulo, Cachoeiro do Itapemirim, Natal e Maceió.

25 anos de inclusão – Desde a sua fundação, em 1984, o Colégio Apoio acolhe alunos com necessidades educacionais especiais. Hoje, 90% dos alunos são inseridos nas salas regulares (do Infantil 1 ao 9º ano) e apenas 10% assistem as aulas em uma classe separada, denominada Integrada. “Nessas turmas, encontram-se jovens e adolescentes entre 15 e 22 anos que, por diversos problemas (emocionais, neurológicos e ou sensoriais), não conseguiram se adaptar ao ensino regular. Assim, eles vivenciam um currículo adaptado de acordo com suas possibilidades e limitações nas diferentes áreas do conhecimento, com acompanhamento individualizado”, explicou a coordenadora das Classes Integradas, a psicopedagoga Carmen Teresa Bevilacqua Willcox.

Nas classes regulares, a interação dos alunos especiais com os outros coleguinhas se dá de forma natural. “Os estudantes são acostumados a dividirem o mesmo ambiente desde pequenos, por isso não há problemas de convívio. A vivência se dá de forma harmônica e respeitosa”, contou a psicopedagoga. Para isso, todo o material pedagógico, como avaliações, livros, fichas e computadores, são adaptados às necessidades específicas de cada um.

Dessa forma, o Colégio Apoio assume a identidade de escola inclusiva, que se organiza não só para acolher alunos com necessidades educacionais especiais, mas que se compromete em assegurar a todos, as melhores condições de interação e desenvolvimento global, seja em classes regulares ou em classes especiais. A prática pedagógica propõe um único sistema educacional de qualidade para todos os estudantes, com ou sem limitações físicas e sociais.

As inscrições gratuitas estão abertas e devem ser feitas na secretaria do colégio, na rua Conselheiro Nabuco, 44, Casa Amarela. Também existe a opção de se inscrever pelo telefone (81) 3441 5015 ou através do e-mail apoio@colegioapoio.net. Encontram-se disponíveis 100 vagas.

Serviço
Colégio Apoio
Rua Conselheiro Nabuco, 44, Casa Amarela
Fone: (81) 3441.5015
www.colegioapoio.net