Em mais uma tarde especial de chorinho na praça, o Instituto Cultural Aletria convidou o grupo “Piolho de Cobra” para se apresentar no projeto musical Feira do Choro, neste sábado, dia 18 de abril, a partir das 13h. O objetivo do grupo é valorizar o ritmo instrumental e mostrar ao público a riqueza e importância do choro dentro da música brasileira.
O Piolho de Cobra teve início em 2003, com a reunião de alguns alunos da Fundação de Educação Artística, e hoje é composto por Rubens Costa (pandeiro), Rafael Zavagli (cavaquinho), Evandro Archanjo (flauta transversal), Paulo Freitas (sanfona) e Humberto Junqueira (violão sete cordas).
Vários músicos mineiros tocam frequentemente com o grupo nas diversas rodas de choro realizadas em Belo Horizonte. São ‘chorões’ da velha guarda de Belo Horizonte, como o violonista Mozar, Zé Carlos do cavaquinho, e Tião do bandolim. Da nova geração, Eduardo Macedo, Alaécio Martins e Marcelo Chiaretti contribuem para que o grupo continue pesquisando e tocando composições de músicos de diversas épocas.
A banda tem como referência ‘os cobras’ do choro (o que deu origem ao nome do grupo) e traz em seu repertório clássicos de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Ernesto Nazaré, Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, Abel Ferreira, Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, entre outros.
Parte fundamental da revitalização da Feira Tom Jobim, a Feira do Choro vem lotando a praça aos sábados com suas diferentes apresentações de chorinho que acontecem sempre após a Feira de Histórias e têm entrada franca.
Além da música, durante a Feira do Choro o Instituto Cultural Aletria apresentará ao público algumas curiosidades, fatos inusitados e registros marcantes da história do choro. O objetivo é promover uma troca de informação constante com o público sobre o estilo musical. Por isso, os interessados em conhecer um pouco mais sobre o chorinho, ou que tenham informações interessantes para compartilhar a respeito, podem escrever para o Instituto Cultural Aletria, através do e-mail aletria@aletria.com.br ou entregar a pergunta no dia do evento, na própria feira. A equipe do Instituto irá pesquisar a respeito e divulgar as informações durante a Feira do Choro.
Serviço
“Feira do Choro” – “Piolho de Cobra”
18 de abril
Das 13h às 15h
Av. Bernardo Monteiro, Funcionários, Belo Horizonte – MG
Informações: (31) 3296.7903
www.aletria.com.br
Entrada Franca