sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pernambuco ganha Laboratório de Controle de Qualidade, Certificação e Produção de Probióticos

Empresa BioLogicus vai coordenar as pesquisas para todo o Brasil

O Estado de Pernambuco vai ganhar o primeiro Laboratório de Probióticos e Fitoterápicos do Brasil – LPF, implantado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep/OS, sob a coordenação da empresa BioLogicus. No laboratório de controle de qualidade, certificação e produção de probióticos será montado um banco de microorganismos que dará suporte às empresas de laticínio da bacia leiteira do Estado. Também vão ser contemplados os projetos de biotecnologia relacionados com probióticos que venham a ser incubados no Itep. “Todos vão receber suporte deste laboratório sem falar no Polo de Fármacos de Goiana (PE), que será muito beneficiado”, explica o médico Djalma Marques, diretor da BioLogicus e coordenador do novo laboratório.

No Brasil não existem empresas ou laboratórios que garantam a certificação e produção de probióticos. Isso mudará com a implantação do laboratório que vai gerar um selo de autenticidade do produto e a distribuição de microorganismos para todo o país. Para emitir este selo, o laboratório tem que ser também certificado, o que implica em ter equipamentos adequados e uma equipe altamente qualificada. O Ministério da Ciência e Tecnologia já proveu a verba inicial para a montagem do laboratório. A empresa BioLogicus busca recursos juntos aos órgãos de fomento do Governo para aquisição dos equipamentos complementares.

A parceria além de tornar o Itep referência em probióticos como já é em outras áreas, implicará no reconhecimento de uma empresa pernambucana de biotecnologia que se encontra entre as mais inovadoras do país, considerada de ponta na área de probióticos. Recentemente esse reconhecimento se tornou público com a aprovação do RHAE Facepe que é um programa de apoio a implantação de pesquisadores na empresa a custo zero, ou seja, o Governo de Pernambuco, juntamente com o CNPq está subsidiando uma equipe de pesquisadores mestres, para trabalhar na empresa durante dois anos, sem nenhum custo para a empresa.

A BioLogicus foi uma das três empresas pernambucanas contempladas este ano, junto com o HEMOPE E IPA. Mas foi a Biologicus que ganhou, por reconhecimento do mérito do projeto, a maior fatia da verba disponibilizada. “Com isso, o Governo demonstra o seu apoio aos projetos de pesquisa dessa nova empresa pernambucana que aposta na inovação biotecnológica”, comentou Djalma Marques.

Sobre a BioLogicus - A BioLogicus, é uma empresa incubada do Itep/OS desde 2006. Tem uma equipe de pesquisadores formada por vários doutores, entre eles Luciano Bueno e Fátima Fonsêca, da área de Química, e mestres doutorandos como Susan Diniz e Eduardo Gomes. A empresa é dirigida pelo médico Djalma Marques, PhD em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Barcelona, Espanha, e pela engenheira Fátima Fonsêca. Juntos coordenam as atividades de pesquisa de biotecnologia. A BioLogicus, desenvolve produtos naturais e biológicos em três linhas: alimentos, cosmética e produtos dermatológicos, todos à base de probióticos. É da BioLogicus, o mérito de ser a única produtora nacional do Kefir BioLogicus, bebida à base de próbióticos usada na prevenção e no tratamento auxiliar de diversas doenças, inclusive o câncer, assim como na melhora do sistema imunológico.