Pensando na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida da região, a Qualimar, que utiliza dez toneladas de gelo por dia para manter as propriedades naturais dos seus produtos, desde o momento da pesca até o armazenamento na fábrica, cuida para que esse gelo, ao ser descartado, não prejudique a natureza, já que nele contém dejetos que podem poluir os rios.
Em parceria com a Fábrica de Tecidos São José, que fica ao lado da Qualimar, a empresa de pescados montou um sistema de tubulação para que a água formada por esse gelo chegue até a Estação de Tratamento Fluente da São José, que já faz a limpeza das águas usadas para lavagem dos seus tecidos.
As águas impuras produzidas pela indústria de pescados e pela fábrica de tecidos se misturam e recebem tratamento de limpeza, para só então, serem descartadas no Rio Jaboatão, que corre atrás das duas empresas. De acordo com parceiros, existe um projeto de responsabilidade social ainda maior para esse tratamento: pretendem que o material descartado possa ser reciclado e reutilizado pelas fábricas.