Dentro da programação da Semana Santa de Caruaru foi aberta na noite da última quinta-feira, dia 02, a Exposição de Arte Sacra do Alto do Moura. Trinta artesãos seguidores de Mestre Vitalino receberam um cachê de incentivo e criaram peças sobre a vida e morte de Jesus. As criações estão expostas na Praça do Artesão, das 9h às 21h, até o sábado, 11. A abertura contou com a presença de autoridades e todos os artistas, que ganharam de padrinhos convidados uma medalha de participação alusiva aos 100 anos do Mestre do Barro.
O presidente da Fundação de Cultura e Turismo, José Pereira, diz que a ideia é valorizar estes artesãos tão importantes para a cultura da cidade. “Vamos trabalhar para valorizar e aumentar a auto-estima de vocês, que fazem o sucesso do Alto do Moura”, afirmou. O bispo diocesano Dom Bernardino Marcchió reconheceu a importância dos ceramistas. “Deus foi um criador e vocês artesãos também são criadores, ou seja, uma continuidade dele”, disse. O prefeito José Queiroz afirmou que esta valorização é uma das diretrizes da nova gestão. “Valorizar, reconhecer e fazer um trabalho de resgate do que foi perdido na cultura e no turismo”, completou.
Os trabalhos expostos demonstram a habilidade e o perfil diferenciado de cada artesão. São peças nos mais diferentes formatos e tamanhos, incluindo o barro cru, como Severino Vitalino, filho e seguidor do mestre do barro, optou por fazer. “Meu pai era muito católico e nossa família inteira. Esta exposição é muito importante para todos nós. Fiz a peça no barro, sem pintar, para valorizar o tradicional”, revelou Severino. Após a mostra, a peça dele e todas as outras pertencerão ao acervo do Museu do Barro.
Serviço
Exposição de Arte Sacra do Alto do Moura
Praça do Artesão
Até 11 de abril
Das 9h às 21h