terça-feira, 9 de junho de 2009

Instituto Shopping Recife

Apoio da iniciativa privada é garantia de inclusão social para crianças, jovens e adultos da comunidade

Símbolo de participação e compromisso com a responsabilidade social, o Instituto Shopping Recife já é uma realidade. Com a disposição de encontrar novos caminhos e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido, o grupo de empreendedores e gestores do Shopping Recife decidiu institucionalizar sua atuação na área social.

Foram aspectos decisivos para a criação do braço social do Shopping Recife a relevância do investimento social do setor privado, o fortalecimento do movimento empresarial pela cidadania e a capacidade de influenciar positivamente na conscientização dos parceiros e colaboradores do Shopping Recife para a redução das desigualdades sociais. O Instituto Shopping Recife é uma entidade sem fins lucrativos e foi constituída em 4 de dezembro de 2007. 

O foco de atuação do Instituto é a formação de pessoas para o mundo do trabalho com qualificação profissional e geração de renda. O Instituto inicia suas atividades com as funções de promover cidadania, compartilhar valores e transformar a vida dos moradores locais que vão ser beneficiados com cursos, oficinas e treinamentos.

Serão cerca de 1.300 moradores da comunidade, em especial jovens, atendidos por ano, sendo uma média de 270 pessoas por dia nos cursos de formação para o comércio varejista, informática, aprendizado em administração, empreendedorismo, vendas, dentre outros.

Para construir e equipar o Instituto foi aportado R$ 700mil. Por ano, o investimento dos empreendedores do Shopping Recife, JCPM, MILBURN, BRMALLS e MAGUS, na área social será de R$ 900mil. O Instituto Shopping Recife conta com grandes parceiros que já abraçaram essa causa social: SEBRAE, FECOMERCIO/SENAC, Ação Empresarial pela Cidadania, IMIP, Colégio Motivo e FIEPE/Nossa Escola.

Infraestrutura - A sede do Instituto está dentro da comunidade Entra Apulso numa área de 1.000m2.  O espaço é equipado com salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e área de convivência, onde serão feitas diversas atividades complementares, como palestras, reuniões, oficinas de leitura, rodas literárias e jogos matemáticos.

Segundo a presidente do Instituto, Ione Costa, este projeto social tem como exemplos a Fundação Pedro Paes Mendonça, que faz um trabalho de referência na Serra do Machado em Sergipe, e a Fundação Roberto Marinho. Além desses, alguns parceiros lojistas do Shopping Recife que também apresentam projetos importantes na área, como os Institutos C&A e Renner. “Nosso objetivo principal é criar novas oportunidades que garantam uma melhor qualidade de vida. Ações como essa devem ser obrigatórias para todo cidadão”, diz Ione.